News

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Exército instala Hospital de Campanha para apoio de saúde à população no Rio Grande do Sul

Sunday, 19 de May de 2024
Home » Exército » Tropas se preparam para exercício nos Estados Unidos

Tropas se preparam para exercício nos Estados Unidos

Exército

Militares do 52° Batalhão de Infantaria de Selva participaram, entre os dias 1º e 4 de abril, do Exercício Munduruku VII. A atividade é parte da preparação para o Exercício CORE 24 (Combined Operation and Rotation Exercise), que será realizado em solo americano junto ao Exército dos Estados Unidos da América. 

Durante a atividade, foram ministradas instruções de Conduta em Combate, Maneabilidade de pelotões, Técnicas de Ação Imediata, Combate em ambiente urbano, Patrulhas, Marcha para o combate, emprego de Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARP) e Técnicas Aeromóveis.

A capacitação contínua dos militares tem a finalidade de garantir a disponibilidade de emprego da tropa, seja no território nacional, seja no exterior. Além disso, também contribui com o aprimoramento da capacidade de resposta das tropas empregadas no ambiente amazônico, reforçando o permanente estado de prontidão.

Força-Tarefa
A Força-Tarefa que vai integrar o exercício, que busca a integração e cooperação com o Exército do país amigo, é composta por militares do 1º Grupo de Artilharia de Campanha de Selva, do 23° Batalhão Logístico de Selva, da 23ª Companhia de Comunicações de Selva e da 6ª Companhia de Engenharia de Combate de Selva.

Combined Operation and Rotation Exercise
A CORE 24 é resultado de um programa de cooperação assinado entre Brasil e Estados Unidos, que estipula exercícios combinados bilaterais anuais até o ano de 2028. Por meio dessas atividades, as tropas dos dois países compartilham experiências e trocam conhecimentos sobre doutrina e técnicas, táticas e procedimentos de defesa, a fim de aumentar a interoperabilidade entre essas Forças Armadas.

Até agora, já foram desenvolvidas duas edições no Brasil, uma em São Paulo e a outra no Amapá, e uma edição nos Estados Unidos. Confira como foi a edição CORE 2023.

Fonte | Fotos: 52° Batalhão de Infantaria de Selva (52º BIS)