News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Wednesday, 24 de April de 2024
Home » Exército » Palestra do General Santos Cruz no Quartel-General do Exército

Palestra do General Santos Cruz no Quartel-General do Exército

Exército
Por

Gen Santos Cruz..6

O Comandante da Missão da Organização das Nações Unidas para Estabilização da República Democrática no Congo (MONUSCO), General de Divisão Carlos Alberto dos Santos Cruz, realizou uma palestra para militares do Quartel-General do Exército, em Brasília, dia 2 de junho, para relatar sua experiência no país africano.

Gen Santos Cruz..3

A República Democrática do Congo possui aproximadamente 75 milhões de habitantes e vem passando por conflitos armados há mais de vinte anos, o que resultou na morte de três a cinco milhões de pessoas.

Gen Santos Cruz..4

A MONUSCO, instituída em 1999, passou por uma reformulação de seu mandato há um ano, quando uma Brigada de Intervenção foi montada e o General Santos Cruz foi convidado a ser o Comandante da Missão.

O General Santos Cruz explicou que mais de 80% da força da ONU está concentrada na faixa leste do país, onde situa-se a maioria dos grupos armados. É também nessa região, na cidade de Goma, na fronteira com Ruanda, que o general instalou seu posto do comando.

Gen Santos Cruz..5

Para ele, “não é possível haver estabilidade no centro da África se não houver estabilidade na República Democrática do Congo”, um país central no continente e que faz fronteira com outras nove nações.

monusco

Ao final de sua palestra, o General Santos Cruz revelou sua motivação para, aos 62 anos, aceitar comandar uma missão da ONU. “Porque a gente se arrisca? É por eles”, finalizou apontando para imagens de famílias e crianças da República Democrática do Congo.

Fonte | Fotos: ccomsex