News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Friday, 19 de April de 2024
Home » Força Aérea » Alunos concluem fase marítima do Curso de Busca e Salvamento (SAR) 2014

Alunos concluem fase marítima do Curso de Busca e Salvamento (SAR) 2014

Força Aérea
Por

Curso de Busca e Salvamento (SAR) 2014.2

Os 27 alunos do Curso de Busca e Salvamento (SAR) 2014, direcionado ao preparo de militares para atuar em missões de busca e salvamento, finalizaram mais uma etapa do curso. Durante uma semana, entre os dias 6 e 12 de setembro, eles completaram a fase voltada para as instruções no mar, realizada na praia do Forte Imbuhy, em Niterói (RJ).

As atividades incluiram mergulho livre a 10 metros de profundidade, oficinas de operações de motor de popa, além de resgate de vítimas utilizando a técnica do kapoff, um método inglês de içamento com o uso de guincho acoplado a uma aeronave.

Curso de Busca e Salvamento (SAR) 2014.1

A parte mais difícil desta etapa foi o exercício de sobrevivência o mar. ”Foi a primeira vez que tive contato com esse tipo de atividade. Além de ser importante profissionalmente, agregou também muitos conhecimentos para a minha vida pessoal. Senti como é estar em uma situação difícil, com várias privações. Os treinamentos me ensinaram a dar mais valor a tudo na vida”, diz o aluno Bruno Silva Moura.

Os militares permaneceram três dias confinados em um bote de quatro metros de diâmetro com apenas um kit de sobrevivência, que incluía, entre outros itens, jujuba, água desmineralizada e espelho para sinalização.

Curso de Busca e Salvamento (SAR) 2014

“O exercício busca proporcionar aos alunos um ambiente exato como se fosse um naufrágio ou uma amerrissagem forçada. Eles têm uma noção fiel de como fica a cabeça de uma pessoa nestas situações de emergência”, explica o Capitão de Infantaria Igor Duarte Fernandes, da coordenação do curso.

Na sequência, os participantes terão, na próxima semana, um estágio teórico sobre busca e salvamento, no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, ministrado pelo Esquadrão Pelicano, especializado neste tipo de missão. No dia 5 de outubro, os alunos iniciam a etapa de instruções em ambiente de selva a ser realizada na Serra do Cachimbo, no sul do Pará.

Curso de Busca e Salvamento (SAR) 2014.3Curso de Busca e Salvamento (SAR) 2014.4

Fonte | Fotos: cecomsaer