News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Thursday, 28 de March de 2024
Home » Força Aérea » Esquadrilha da Fumaça anuncia dois novos pilotos para sua equipe

Esquadrilha da Fumaça anuncia dois novos pilotos para sua equipe

Força Aérea
Por

EDA6

O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) divulgou o nome de dois novos pilotos para sua equipe, a partir de 2015, na manhã do dia 18 de junho.

EDA

Durante um voo de instrução para Cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), em uma formatura de quatro aeronaves T-27 Tucano, o Capitão Cléryson Wander Texeira e o Tenente Lucas Pacheco Yoshida foram surpreendidos com a interceptação de dois A-29 Super Tucano da Esquadrilha.

EDA2

A notícia foi anunciada pelos pilotos da Fumaça por meio da fonia do avião. No hangar do EDA, a equipe estava ouvindo o anúncio ao lado do Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Carlos Eduardo da Costa Almeida, que também se comunicou com ambos, informando que todos estavam na pista os esperando para parabenizá-los.

EDA8

Quando as aeronaves pousaram, os pilotos receberam a homenagem. “Chegou a hora de vocês, que são militares exímios e merecem essa aprovação, pelo bom trabalho que realizam na AFA”, ressaltou o Brigadeiro.

EDA3

Muito emocionado, Capitão Wander salientou que já tinha o desejo de fazer parte do EDA há muito tempo.

Desde que comecei a trabalhar na AFA há seis anos, eu já sonhava com esse momento. Não tenho palavras para agradecer a confiança que tiveram em mim.

EDA4

Já tive a oportunidade de pilotar o avião de apoio, C-95 Bandeirantes, na missão da Esquadrilha para o Uruguai, em março de 2013, e ali tive a certeza de que queria entrar para o grupo um dia”. Nascido em Ipatinga (MG), o Capitão Wander trabalha, atualmente, como Assistente do Comandante da AFA.

O Tenente Yoshida, de Votuporanga (SP), que exerce a função de Chefe da Subseção de Instrução do 1º Esquadrão de Instrução Aérea da AFA desde o início deste ano, ressaltou que foi surpreendido com a notícia.

EDA7

Eu realmente não estava esperando ser interceptado pelas aeronaves da Fumaça. Fiquei muito feliz com a notícia que chegou pela fonia do avião. Agradeço a cada um da equipe que confiou no meu trabalho e pretendo atender às expectativas depositadas em mim.

Ambos completam o time de pilotos do EDA no momento em que dois aviadores veteranos se despedem da Fumaça por estarem em seu último ano: o Major Iramar Renó Faria e o Major Marcelo Franklin Rodrigues.

EDA5

Piloto da posição de número 4, Ferrolho, Major Renó integrou a Esquadrilha em 2009 e é Chefe da Seção de Comunicação Social. Já o Major Franklin, que já atuou como Ala Direita e, atualmente, voa na posição de número 7, está há seis anos no Esquadrão e é o Chefe da Subseção de Planejamento, Controle e Estatística, da seção de Operações.

FONTE : EDA/Fotos: Ten Cocate e SO Queróis

Fonte | Fotos: operacional