News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Thursday, 28 de March de 2024
Home » Força Aérea » FAB salva homem picado por cobra no Pantanal

FAB salva homem picado por cobra no Pantanal

Força Aérea
Por

helicóptero H-1H da Força Aérea Brasileira

A tripulação de um helicóptero H-1H da Força Aérea Brasileira (FAB) salvou um homem de 38 anos vítima de uma picada de cobra jararaca na Fazenda Berenice localizada no Pantanal, a 333 km de Campo Grande (MS). A ação aconteceu na madrugada de terça-feira (05/08) e colocou à prova o uso da tecnologia dos óculos de visão noturna, conhecidos pela sigla inglesa NVG.

A aeronave do Esquadrão Pelicano, especializado em missões de busca e salvamento, decolou da Base Aérea de Campo Grande às duas horas da manhã, após ter recebido um pedido do Corpo de Bombeiros. “Era um local de difícil acesso. Estamos em época de cheia e só dá para chegar de barco. E mesmo assim é difícil”, conta o Tenente Aviador Carlos Eduardo Valli, um dos tripulantes da aeronave.

Sem referências visuais e com o céu coberto de nuvens, os militares somente conseguiram realizar a missão com os óculos NVG, que ampliam a luminosidade. “A casa era iluminada a luz de velas e eles tinham apenas uma lanterna. Um breu total”, ressalta o Tenente Valli.

A aeronave pousou próximo à casa onde estava o paciente às 4h50. A pressa em prestar atendimento é explicada por causa do poder do veneno da cobra. Dependendo do tamanho da vítima, do porte da cobra e da localização da picada, entre outros fatores, um ser humano pode morrer em poucas horas.

Ainda a bordo do helicóptero o Capitão Médico Mauro Pascalle e o Sargento Enfermeiro Santiago avaliaram o paciente e começaram o atendimento. “O fato de a gente começar a assistir o paciente imediatamente faz toda a diferença”, explica o Capitão.

Às 5h35, o H-1H pousou em Corumbá (MS) e o paciente, Rozil Cunha foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Fonte | Fotos: cecomsaer