News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Wednesday, 24 de April de 2024
Home » Força Aérea » Ministério da Defesa compra misseís AGM-84L Harpoon Block II para os P-3AM da FAB

Ministério da Defesa compra misseís AGM-84L Harpoon Block II para os P-3AM da FAB

Força Aérea
Por

AGM-84L-missile

O Departamento de Estado do Governo dos Estados Unidos aprovou uma possível venda, via Foreign Military Sales, de mísseis anti-navio AGM-84L Harpoon Block II ao MoD do Brasilo DSCA (Defense Security Cooperation Agency) notificou o Congresso dos Estados Unidos sobre a possibilidade dessa venda no dia 06 de maio de 2014.

O Ministério da Defesa do Brasil fez uma requisição para a compra de 16 mísseis AGM-84L Harpoon Block II, sendo 4 mísseis inertes de manejo e treinamento Captive Air Training Missiles (CATM) Harpoon Block II, containers, partes e peças de reposição, equipamento de teste e suporte, documentação técnica e publicações correlatas, treinamento de pessoal e treinamento no equipamento, assistência técnica avalizada pelo governo dos Estados Unidos, suporte logístico e de engenharia, dentre outras necessidades relatadas no documento apresentado, tudo a um custo aproximado de US$ 169 milhões.

FAB__P3_Orion

A Força Aérea Brasileira (FAB) vem continuamente aprimorando suas capacidades de guerra anti-superfície, especialmente no tocante ao avião de patrulha marítima e guerra anti-submarina P-3 AM, operado pelo Esquadrão Orungan (1º/7º GAV), sediado em Salvador (BA).

Essa modernização ampliará drasticamente as capacidades da aeronave na luta contra os crimes transnacionais cometidos no mar, vigilância das fronteiras marítimas, proteção das estruturas críticas offshore da indústria do óleo e gás, proteção a pesca e ao comércio marítimo, etc.

As empresas estadunidenses listadas como possíveis contratadas seriam a Boeing Company (St.Louis, Missouri), a Delex Systems Incorporated (Vienna, Virgínia). Ao que se sabe, e segundo o que foi divulgado até o momento pela DSCA, não existem, por parte do Governo Brasileiro, exigências contratuais de contrapartidas off-set sobre essa venda em potencial.

Fonte | Fotos: infodefensa