News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Friday, 29 de March de 2024
Home » Marinha » 100º aniversário da Força de Submarinos da Esquadra

100º aniversário da Força de Submarinos da Esquadra

Marinha
Por

Foi realizada no dia  22 de Julho de 2014 na base da Força de Submarinos da Esquadra, localizada na Ilha de Mocanguê,  formatura militar alusiva em comemoração pelos 100 anos da ForSub.

Dentre as autoridades Militares e Civis presentes ao evento podemos destacar : o Ministro de Estado da Defesa, Embaixador Celso Amorim; Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto; Ex-Ministro de Estado da Marinha, Almirante-de-Esquadra Alfredo Karam; EX-Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Roberto de Guimarães Carvalho; Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante-de-Esquadra Carlos Augusto de Sousa; Ministro do Superior Tribunal Militar, Almirante-de-Esquadra Álvaro Luiz Pinto; Comandante de Operações Navais, Almirante-de-Esquadra Wilson Barbosa Guerra; Comandante-em-Chefe da Esquadra, Vice- Almirante Ilques Barbosa Junior; Comandante da Força de Submarinos, Contra-Almirante Marcos Sampaio Olsen; Gerente de Venda no Varejo dos Correios, Helson dos Santos Vellez; Presidente em Exercício da Casa da Moeda do Brasil, Sra. Lara Caracciolo Amorelli; e o Presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal;

Presidente em Exercício da Casa da Moeda do Brasil, Sra. Lara Caracciolo Amorelli e o Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto.

Várias nações amigas se fizeram presente na comemoração com suas comitivas: Alemanha, Argentina, Canadá, Chile, China, Colômbia, Coréia do Sul, Egito, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Índia, Itália, Paquistão, Peru, Portugal, Reino Unido, Rússia, Turquia, Uruguai e Venezuela.

100Forsub (5)

100Forsub (12)

100Forsub (11)

Durante a cerimônia foram agraciados militares que dedicaram sua vida militar em prol da força de submarinos. O Suboficial OS-SB (RN1) Juracy Magalhaes Rodrigues recebeu a moeda dos 100 anos em prata por ser o militar com maior número de horas de imersões. Já o Suboficial OR-SB Marcos Antonio Pessôa da Silva recebeu um exemplar do livro dos 100 anos por seu o praça com o maior número de horas de imersão em atividade.

Alguns militares receberam diplomas em reconhecimento aos a seus feitos e objetivos, podemos destacar os que alcançaram ou ultrapassaram as marcas de 16.000 horas de imersão e 1.000 horas de mergulho. Foram homenageados o Suboficial OR-SB Marcos Antonio Pessôa da Silva (22.000 horas de imersão); o Primeiro-Sargento ET-SB Nelilson Cabral Monteiro (18.000 horas de imersão); o Capitão-de-Fragata Horácio Cartier (16.000 horas de imersão); e o Primeiro-Sargento MG Emilson Soares da Cunha (1.000 horas de mergulho).

Alguns submarinos de nações amigas estiveram presentes nas comemorações do centenário da Força de Submarinos. Marcaram presença os submarinos USS “DALLAS” – da U.S Navy; o SNA “AMÉTHYSTE” – da Marine Nationale; e o HMS “AMBUSH” – da Royal Navy; e o submarino BAP “PISAGUA” – da Armada Peruana.

Além da cerimônia militar, outros eventos foram realizados em comemoração ao centenário da Força, como o Salão de Artes no Museu Naval; a Operação SARSUB (exercício de resgate de tripulação de submarino, na Enseada do Sítio Forte, em Angra dos Reis); a Missa em Ação de Graças ao centenário e a Parada Militar – Após o Pôr-do-Sol –  no Quartel-General do Corpo de Fuzileiros Navais.

Centenario ForSub

100Forsub (4)

100Forsub (6)

Os eventos foram concluídos com a Parada Naval ao longo das orlas das praias do Recreio a Copacabana, com a participação das Fragatas “UNIÃO”, “GREENHALGH” e “RADEMAKER”, Navio de Socorro Submarino “FELINTO PERRY” e submarinos “TIMBIRA”, “TAPAJÓ” e “TIKUNA”, da Marinha do Brasil e o BAP “PISAGUA”.

O Comando da Força de Submarinos do Brasil, sediado na base na Ilha de Mocanguê em Niterói, tem a missão de exercer o controle operativo dos submarinos no mar e das atividades de mergulho na Marinha do Brasil, a fim de contribuir com eficácia na aplicação do Poder Naval.

100Forsub (13)

100Forsub (1)

100Forsub (3)

100Forsub (18)

100Forsub (16)

100Forsub (8)

Nota do Editor : A Revista Operacional agradece ao 1º Ten (RM2-T) Fábio Barros que é o Comunicação Social da Força de Submarinos, por sua total cooperação em nos fornecer os dados necessários e durante o evento o apoio total para a realização desta matéria.

Fonte | Fotos: operacional