News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Tuesday, 23 de April de 2024
Home » Marinha » Aviação Naval comemora 98 anos

Aviação Naval comemora 98 anos

Marinha
Por

98anos

Em cerimônia militar realizada no dia 22 de agosto, no Complexo Aeronaval de São Pedro da Aldeia, foi comemorado o 98º aniversário da Aviação Naval.

Presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, com a presença do Comandante de Operações Navais (ComOpNav), Almirante-de-Esquadra Wilson Barbosa Guerra e demais membros do Almirantado, do Comandante-em-Chefe da Esquadra (ComemCh), Vice-Almirante Ilques Barbosa Júnior e do Comandante da Força Aeronaval, o Contra-Almirante Carlos Alberto Matias, e diversas autoridades civis e militares, a cerimônia constou da leitura da Ordem do Dia alusiva à data, seguida da outorga de diplomas da Ordem do Mérito Aeronaval concedidos pela Força Aeronaval e pela entrega de Láureas de Segurança de Aviação oferecidas pela Diretoria de Aeronáutica da Marinha.

98anos1

Também teve lugar a instituição do Vice-Almirante Protógenes Pereira Guimarães como Patrono da Aviação Naval. A cerimônia foi encerrada com o desfile militar da tropa e sobrevoo em formatura com todos os modelos de aeronaves utilizados pela MB. Incorporados à tropa estavam os alunos da Escola Almirante Carneiro Ribeiro e um grupamento dos “Velhas Águias”, militares da reserva e reformados que ajudaram a escrever a história da Aviação Naval.

Em sua Ordem do Dia, o Comandante da Força Aeronaval destacou as realizações inovadoras dos aviadores navais brasileiros ao longo de sua história, a importante participação dos meios aéreos em todas as atividades operativas e atribuições legais da Marinha e as perspectivas para o futuro da Aviação Naval.

98anos2

Fonte | Fotos: ccsm