• Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • RSS

Marinha

Batalhão de Engenharia homenageia seus heróis da Operação “Graviola”

Por   

Cerimônia diante do Monumento da Operação Graviola

No dia 8 de dezembro, o Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais (BtlEngFuzNav) prestou homenagem aos Engenheiros de Combate falecidos durante a Operação “Graviola”. Essa operação constituiu em mais um exercício de desembarque envolvendo meios navais e de fuzileiros navais da Marinha do Brasil, realizado no litoral Pernambucano.

Na manhã do dia 6 de dezembro de 1966, com as condições do mar bastante adversas, o cabo de arriar da rampa da Embarcação de Desembarque de Viatura e Pessoal se rompeu, fazendo-a soçobrar em poucos minutos.

Antes do sinistro, 31 militares do Grupo de Engenharia do então Batalhão de Pioneiros lutaram pela própria vida. Marinheiros do Navio de Transporte de Tropas “Soares Dutra” lançaram-se ao mar em auxílio a seus camaradas. Boias, cabos e salva-vidas foram também lançados, aproximando-se ainda a Corveta “Caboclo” e o Aviso Oceânico Bauru. Seguiram-se momentos de união, de luta pela vida, de altruísmo, abnegação e heroísmo que resultaram no resgate de vinte e dois Combatentes Anfíbios.

Contudo, tal fatalidade interrompeu para sempre o destino de nove integrantes do Batalhão de Engenharia e forjou, de forma inequívoca, a alma dessa Organização Militar, o que vem se perpetuando de geração em geração de Engenheiros Fuzileiros.

No momento em que se completam 48 anos do ocorrido, o BtlEngFuzNav realizou em suas dependências um culto ecumênico e uma cerimônia diante do Monumento da Operação “Graviola”, contando com a presença de familiares e amigos dos heróis falecidos na operação.

Fonte | Fotos: ccsm

, , ,

Recomendados para você

Comentários

GALERIA

Formatura do Treinamento Específico de Auxiliar de Precursor

Dia Internacional do Peacekeeper no CCOPAB

Temporada hípica da EsEqEx