News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Friday, 29 de March de 2024
Home » Marinha » Comandante de Operações Navais acompanha o exercício “Adestramento Batalhão de Proteção II-2014”

Comandante de Operações Navais acompanha o exercício “Adestramento Batalhão de Proteção II-2014”

Marinha
Por

Autoridades que acompanharam o exercício

No dia 3 de outubro, o Comandante de Operações Navais, Almirante-de-Esquadra Wilson Barbosa Guerra, acompanhou o exercício “Adestramento Batalhão de Proteção II-2014”, conduzido pela Força de Fuzileiros da Esquadra e realizado na área de instrução de Itaoca (ES).

Trata-se do adestramento da tropa que irá ao Haiti dar continuidade à missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU), instalada naquele país desde 2004, conhecida como MINUSTAH. Esse exercício militar teve por objetivos principais o preparo e a avaliação dos Fuzileiros Navais e Marinheiros que irão compor o 21º Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais que será enviado àquele país.

Participaram , também do evento, o Vice-Almirante Paulo Cézar de Quadros Kuster, Comandante do 1º Distrito Naval; o Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, Chefe do Estado-Maior do Comando de Operações Navais; o Contra-Almirante Márcio Magno de Farias Franco e Silva, Chefe do Estado-Maior do Comando em Chefe da Esquadra; e o Contra-Almirante Cláudio Henrique Mello de Almeida, Sub-Chefe de Logística do Comando de Operações Navais.

Esse contingente tem como núcleo o 2º Batalhão de Infantaria de Fuzileiros Navais, Batalhão Humaitá, baseado no Rio de Janeiro, porém conta com militares selecionados de diversas unidades da Marinha.

O exercício é dividido em duas fases: uma primeira, onde a tropa realiza exercícios específicos isolados de patrulhamento, segurança de posições fortificadas e apoio à condução de ajuda humanitária, dentre outras; e a segunda, denominada “tema tático”, onde são conduzidas diversas simulações dentro de uma situação integrada.

O 21º Contingente de Fuzileiros Navais no Haiti será composto por 234 militares e deverá permanecer no país caribenho por um período aproximado de seis meses.

Fonte | Fotos: ccsm