News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Friday, 19 de April de 2024
Home » Marinha » Fragata Sul-Africana é primeira embarcação a chegar ao Brasil para a Operação Atlansur-X

Fragata Sul-Africana é primeira embarcação a chegar ao Brasil para a Operação Atlansur-X

Marinha
Por

Fragata isandlwana

Quem passou pelas proximidades do píer da Delegacia da Capitania dos Portos de lltajaí nesta quarta-feira percebeu a presença de um ilustre visitante nas águas itajaienses. Atracou na cidade nesta manhã a Fragata Isandlwana, da Marinha Sul-Africana, primeiro navio participante da Operação Atlasur-X a chegar ao município.

A Atlasur-X começa nesta sexta-feira com a presença das Marinhas da Argentina, Uruguai e África do Sul, além do Brasil. A Operação é organizada bianualmente e alternadamente por cada país participante. Este ano está a cargo do Brasil, que será o país anfitrião, responsável pelo planejamento e em prover apoio logístico nos portos brasileiros.

A ação, que tem como objetivo aumentar o nível de treinamento e estreitar os laços de cooperação entre as Marinhas amigas, acontecerá na área marítima compreendida entre Itajaí e Rio de Janeiro (RJ).

Fragata isandlwana.2

Durante a Atlasur-X serão executados exercícios avançados de caráter naval, dentre eles: trânsito sob ameaças assimétricas, transferência de carga leve, transferência de óleo no mar sob ameaça aérea, tiro sobre drone, exercícios de confronto de forças e trânsito com oposição de submarino e de superfície.

No sábado e no domingo, as embarcações estarão abertas para visitação pública em Itajaí, a partir das 14h até as 17h, exceto o navio do Uruguai, que estará atracado no terminal da BrasKarne. No píer turístico estará atracado o navio da Argentina e no píer da Delegacia, os navios da África do Sul e do Brasil.

FONTE : Correio Catarinense

Fonte | Fotos: operacional