News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Thursday, 28 de March de 2024
Home » Marinha » Grupo–Tarefa da Flotilha do Amazonas realiza procedimento “VERTREP” com aeronave embarcada

Grupo–Tarefa da Flotilha do Amazonas realiza procedimento “VERTREP” com aeronave embarcada

Marinha
Por

Grupo–Tarefa

Um Grupo Tarefa (GT) da Flotilha do Amazonas realizou, no dia 17 de julho, exercícios operativos preparatórios para a Operação “BRACOLPER”, com destaque para o procedimento “VERTREP” (transporte de carga externa), realizado por uma aeronave Esquilo do 3º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-3), meio orgânico do Navio-Patrulha Fluvial (NPaFlu) “Raposo Tavares”.

O GT, comandado pelo Capitão-de-Mar-e-Guerra Ednaldo Blum de Oliveira Santos, foi composto pelos NPaFlu “Raposo Tavares” e “Roraima” e pelo Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Carlos Chagas”.

Durante o exercício, três tambores de combustível de aviação foram transportados para o abrigo do EsqdHU-3, localizado no município Santo Antônio do Içá, no Rio Solimões, no Amazonas, por meio de um cabo de aço acoplado à aeronave. Tal medida permite o aumento do raio de ação das aeronaves do EsqdHU-3, capacitando-as, portanto, a atingir regiões mais distantes do cenário amazônico.

Na oportunidade, os militares que cursaram o adestramento de Equipe de Manobra, além de apoiarem as decolagens e os pousos, aproveitaram para realizar adestramentos de Qualificação e Requalificação de Pouso a Bordo, tanto no NAsH “Carlos Chagas” quanto no NPaFlu “Raposo Tavares”.

Fonte | Fotos: ccsm