News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Friday, 29 de March de 2024
Home » Marinha » Marinha do Brasil testa o UAV CAMCOPTER S-100 à bordo do NPaOc P-121 APA

Marinha do Brasil testa o UAV CAMCOPTER S-100 à bordo do NPaOc P-121 APA

Marinha
Por

camcopter s-100_02

A empresa austríaca Schiebel testou o seu veículo não tripulado (UAV) de decolagem e pouso vertical (VTOL) CAMCOPTER S-100 a bordo do NPaOc P 121 APA (classe Amazonas) da Marinha do Brasil, os testes foram realizados entre os dias 2 e 5 de Junho na costa brasileira 160 km à leste do Rio de Janerio, a bordo do navio de patrulha, se encontravam diversos representantes da Marinha do Brasil e do Ministério da Defesa.

Os teste se basearam em demonstrar as capacidades marítimas do CAMCOPTER S-100, onde os mesmo foram testados por quatro dias em vários cenários projetados e desenvolvidos pela Marinha do Brasil .

NPaOc-Apa-1-600x397

Durante estes testes, o UAV foi utlizado várias vezes com cargas ou sem cargas extras de peso, como um sistema eletro-óptico L-3 Wescam MS-10, um sistema de medidas de apoio eletrônicos (ESM) e de guerra eletrônica (EW) SAGE ESM da Selex ES, o Radar de Abertura Sintética (SAR) também PicoSar Selex e Sistema de Identificação Automática (AIS).

Os vôos ocorreram de dia e à noite chegando a estar à 44 NM da embarcação de distância, sua capacidade de detecção à alvos também foi testada com grandes proporções de distância, sendo que até a 90 NM foi feito com grande objetividade, fornecendo informações para CCO em tempo real dos navios na região.

camcopter s-100_01

Os CAMCOPTER S-100, por serem baseados numa plataforma de um helicóptero não precisam de superfícies preparadas ou dispositivos de lançamento e recuperação, pois eles podem operar a partir do convés de vôo do navio mesmo pequeno implicando em pouca logística para o navio o qual ele for operado.

Tendo um alcance de até 200 km, tanto em terra como na superfície do mar, ele pode ir de uma rota pré-definida automaticamente ou receber instruções específicas, sua altitude máxima de serviço é de 18.000 pés e pode transportar uma carga útil de 75 kg por 10 horas, mesmo que o perfil da missão de vigilância contínua seja, geralmente de seis horas sobre uma área.

camcopter s-100_03

Em fevereiro deste ano a Marinha italiana anunciou sua intenção na compra do UAV CAMCOPTER S-100, depois de testar ele na fragata  Bersagliere no ano de 2012. Na Espanha a Guarda Civil analisou o mesmo modelo, em 2008, a bordo do navio de patrulha costeiro Rio Minho.

Fonte | Fotos: defensa