News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Tuesday, 19 de March de 2024
Home » Marinha » Navio-Patrulha Oceânico “APA” apoia pesquisa científica na Ilha da Trindade

Navio-Patrulha Oceânico “APA” apoia pesquisa científica na Ilha da Trindade

Marinha
Por

Participantes da Comissão

No período de 13 a 25 de agosto, o Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “APA” realizou a Comissão “POIT-IV/2014”, a fim de apoiar a pesquisa científica na Ilha da Trindade. Planejada pelo Comando do 1º Distrito Naval, essa comissão também teve a finalidade de trocar parte da tripulação do Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade (POIT) e realizar abastecimento de material.

A pesquisa científica na Ilha da Trindade é coordenada pela Secretaria da Comissão Interministerial para Recursos do Mar (SECIRM), por meio do “PROTRINDADE” (Programa de Pesquisas Científicas da Ilha da Trindade), que engloba diversas universidades parceiras para o levantamento de dados sobre a flora e fauna marinhas, bem como a coleta de dados oceanográficos da cadeia “Vitória – Trindade”.

NPaOc-Apa-1-600x397

Dezenove pesquisadores, das Universidades Federal Fluminense, do Estado do Rio de Janeiro, Federal de Minas Gerais, do Estado do Paraná, Federal do Rio Grande do Sul, Federal de Santa Catarina, Federal do Rio Grande, Federal do Pará, Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e do Projeto TAMAR (Tartarugas Marinhas), acompanhados de um Oficial da SECIRM, participaram da expedição.

O NPaOc “APA”, estando em águas jurisdicionais do Espírito Santo, também realizou Patrulha Naval e Ação de Presença na região marítima da Ilha da Trindade e do Arquipélago de Martim Vaz.

renderizaFcdMidia

O POIT é um destacamento subordinado ao Comando do 1° Distrito Naval, mantido pela Marinha do Brasil desde 1957. Sua ocupação garante a soberania nacional sobre esta fração de território brasileiro, bem como o direito ao Brasil de explorar os recursos existentes na nossa “Amazônia Azul­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­”.

poittrindade

Fonte | Fotos: ccsm