News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Friday, 19 de April de 2024
Home » Marinha » Rebocador de Alto-Mar “Tridente” apoia o Submarino Francês “Améthyste”

Rebocador de Alto-Mar “Tridente” apoia o Submarino Francês “Améthyste”

Marinha
Por

RbAM “Tridente”

No dia 21 de julho, durante os eventos que celebraram a semana de comemoração do Centenário da Força de Submarinos, o Rebocador de Alto-Mar (RbAM) “Tridente” apoiou o Submarino “Améthyste”, da Marinha Nacional da França (MNF), para que fosse recolhido o arranjo de hidrofones rebocado (Towed Array) que mede cerca de 500 metros de comprimento, nas proximidades das Ilhas Pai e Mãe, no litoral do Rio de Janeiro.

Nessa ocasião, militares da Marinha Francesa embarcaram no RbAM “Tridente” e, diretamente, do Submarino “Améthyste” foram conduzir o recolhimento do equipamento, com auxílio da tripulação brasileira.

Ressalta-se nesse caso a condição de prontidão do navio, uma vez que essa tarefa deveria ser conduzida pelo próprio submarino, o que não foi possível pelo estado do mar, sendo necessário o apoio prestado pelo Rebocador.

RbAM “Tridente”2

Outro fator positivo observado foi a oportunidade de realizar uma operação conjunta de militares da Marinha do Brasil (MB) e da Marinha Nacional Francesa (MNF) na realização de uma tarefa específica atinente ao recolhimento de um equipamento não utilizado pelos submarinos da MB.

O navio seguiu para a área de espera ao encontro com o Submarino “Dallas”, da Marinha dos Estados Unidos da América, quando então realizou a escolta do mesmo até a entrada da Baía de Guanabara, sua atracação na Base Naval do Rio de Janeiro.

A participação do RbAM “Tridente” nesse tipo de missão serve para corroborar a atual importância do meio no âmbito do Comando do 1º Distrito Naval e para a MB, em função da versatilidade de emprego demonstrada, comprovada pelas tarefas supracitadas.

T057-f11 T057-f17

Fonte | Fotos: ccsm