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Mercado & Indústria

EC175 da Airbus Helicopters realiza voos de demonstração no Mar do Norte e anuncia capacidade adicional de carga

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AirbusHelicopters_APecchi

O EC175, o mais novo produto da Airbus Helicopters certificado na classe de sete toneladas, apresentou o seu excelente desempenho e as suas capacidades de missão para o setor offshore durante campanha de demonstração europeia, que começou em Norwich, na Inglaterra, em 19 de maio, foi à Aberdeen, na Escócia, de 20 a 22, e à Stavanger, na Noruega, no dia 23.

Juntamente com a demonstração do novo helicóptero no Mar do Norte, a Airbus Helicopters anunciou o aumento do peso máximo de decolagem do EC175, para até 7.800 kg, oferecendo um adicional significativo de 300 kg de carga útil, ou um raio de ação adicional de 40NM.

O peso máximo de decolagem estendido fornece mais flexibilidade operacional, particularmente para as exigentes operações de cargas do setor offshore e para as missões de transporte de passageiros em plataformas de petróleo que se localizam cada vez mais longe da costa.

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A certificação do peso máximo de decolagem estendida está prevista para antes do final de 2016, após uma campanha de ensaios em voo que será realizada em 2015. “Essa turnê de demonstração do EC175 permitiu que os operadores de petróleo e gás do Mar do Norte, as companhias, os sindicatos dos trabalhadores da indústria petrolíferas experimentassem e aprovassem o desempenho, o alcance e conforto desse helicóptero da nossa nova geração”, disse Dominique Maudet, vice-presidente executivo de serviços e negócios globais da Airbus Helicopters.

Certificado em janeiro pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA), o EC175 da Airbus Helicopters atende aos recentes padrões de aeronavegabilidade, abrangendo tanto o helicóptero quanto o seu novo sistema de aviônico Helionix® – que proporciona maior segurança através da redução da carga de trabalho do piloto, consciência situacional aprimorada, melhor proteção ao envelope de voo e redundância do sistema. 

O helicóptero foi desenvolvido para atender às crescentes necessidades da indústria petrolífera em suas operações offshore, oferecendo excelente desempenho e eficiência de custos inigualável ao permitir o transporte de sua carga útil total para 90% das instalações offshore do Mar do Norte.

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O software de navegação assistida GPS Rig’N’Fly será incorporado ao conjunto de aviônicos do EC175, após certificação no EC225e, para fazer aproximações e decolagens em helipontos localizados nas plataformas de maneira mais segura e simples.

O EC175 é um helicóptero de categoria média de alta capacidade e acomoda com conforto 16 passageiros, oferecendo um grande volume de cabine por pessoa. O excelente ambiente de bordo é realçado por níveis muito baixos de vibração e pelo voo suave mesmo em alta velocidade.

Equipado com o motor PT6 da Pratt&Whitney Canadá – a versão PT6C67E foi desenvolvida especificamente para este helicóptero – o EC175 mantém uma vantagem competitiva com sua velocidade de cruzeiro de 150 kts recomendada, enquanto a velocidade máxima de cruzeiro é superior a 165 kts.

A Airbus Helicopters iniciará ainda este ano as entregas do EC175 para os primeiros clientes, respaldados pelo compromisso da empresa em fornecer um helicóptero maduro, com um grupo de trabalho dedicado e uma estrutura que inclui suporte e serviços de atendimento, bem como uma consolidada capacidade de treinamento.

Como parte de seu investimento em recursos de apoio e de serviços, a Airbus Helicopters instalou um simulador completo de voo Nível D do EC175 em sua sede em Marignane, na França, que deve operar a partir do início do segundo semestre de 2014, permitindo o treinamento de pilotos antes da primeira entrega.

EC175side-c-Eurocopter

A Airbus Helicópteros opera uma instalação em Aberdeen, na Escócia, oferecendo 930 m² de volume de armazenamento de peças de reposição, além de manutenção local, com capacidade de reparos e revisões. Esse suporte local vai reduzir o tempo de resposta e aumentar a produtividade operacional para os clientes no Mar do Norte.

Sobre a Helibras

A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros e completou, em 2014, 36 anos de atividades. Desde a sua fundação, em 1978, a empresa já entregou mais de 750 helicópteros no Brasil, sendo 70% do modelo Esquilo, fabricado em Itajubá (MG). Em 2012, começou a produzir o modelo EC725 (militar), tendo construído uma nova linha de montagem e ampliado todas as suas instalações para esse novo programa. A Helibras é subsidiária da Airbus Helicopters, que pertence ao Airbus Group, pioneiro mundial nos segmentos aeroespacial e de serviços relacionadas à defesa. Com participação de 47% na frota brasileira de helicópteros a turbina, a Helibras é líder de mercado e mantém instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Sua fábrica, que emprega mais de 850 profissionais e tem capacidade de produção de 36 aeronaves por ano, produz e customiza diversos modelos que atendem aos segmentos civil, governamental e militar. Em 2012, a empresa registrou faturamento total de R$ 351,586 milhões. Mais informações: www.helibras.com.br.

Sobre a Airbus Helicopters

A Airbus Helicopters, antes Eurocopter, é uma divisão do Airbus Group, pioneiro mundial nos segmentos aeroespacial e de serviços relacionados à defesa. Empregando mais de 23.000 pessoas no mundo, a Airbus Helicopters é o líder mundial na fabricação de helicópteros com uma participação de 46% nos mercados civil e governamental. A frota da empresa soma cerca de 12.000 helicópteros operados por mais de 3.000 clientes em aproximadamente 150 países. A presença internacional da Airbus Helicopters é marcada por suas subsidiárias, com participação em 21 países, e por sua rede mundial de centros de serviços, treinamento, distribuidores e agentes certificados. A gama de helicópteros civis e militares da Airbus Helicopters é a maior do mundo e compõe um terço da frota global de aeronaves civis e governamentais. A principal prioridade do grupo é garantir a operação segura de suas aeronaves para os milhares de pessoas que voam mais de 3 milhões de horas por ano em seus modelos.

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