News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Thursday, 28 de March de 2024
Home » Exército » Dia do Quadro de Engenheiros Militares

Dia do Quadro de Engenheiros Militares

Exército
Por

Concurso-Instituto-Militar-de-Engenharia-do-Exército-2015-3

Anualmente, no dia 3 de agosto, o Exército Brasileiro reverencia a memória do Coronel Ricardo Franco de Almeida Serra, Patrono do Quadro de Engenheiros Militares. Ricardo Franco, nascido na cidade do Porto, em Portugal, no dia 3 de agosto de 1748, ascendeu ao oficialato em 1766, concluindo os cursos de Engenharia e de Infantaria. Em 1780, já no posto de capitão, foi designado para servir no Brasil, como integrante do Real Corpo de Engenheiros do Rei de Portugal.

Aqui foi designado chefe da 3ª Comissão Demarcadora de Limites, que atuava na fronteira oeste entre o Brasil-Colônia e os domínios espanhóis. Notabilizou-se como engenheiro, cartógrafo, explorador e militar, tendo exercido diversas funções em quase três décadas de serviço no País. Em agosto de 1797, o Tenente-Coronel Ricardo Franco foi encarregado da construção do Forte Novo de Coimbra, às margens do Rio Paraguai, e designado para o seu comando.

coronel ricardo franco

Com sua construção ainda inacabada, o Forte foi cercado, em 1801, por uma tropa espanhola, composta por aproximadamente 600 homens. O Governador do Paraguai intimou a pequena guarnição luso-brasileira presente a depor as armas e abandonar o local. Ocorreu, então, um dos episódios mais notáveis da história militar do Brasil: no comando de apenas 42 homens, Ricardo Franco rejeitou a intimação espanhola e preparou-se para o combate.

Ao manobrar seus soldados com extrema competência e habilidade, conseguiu resistir à violenta investida inimiga durante 10 dias seguidos. Ao final desse período, a combalida tropa espanhola teve que desistir do ataque, o que assegurou o domínio português sobre o Forte e sobre toda a região.

forte_coimbra_02

Em reconhecimento aos seus serviços, Ricardo Franco foi promovido a Coronel em 1802. Em 21 de janeiro de 1809, o militar faleceu, aos 60 anos de idade, ainda no comando do Forte de Coimbra, local onde hoje repousam seus restos mortais. Sob exemplo de seu Patrono, os engenheiros militares trabalham, nos mais diversos rincões do País, em prol da Ciência e da Tecnologia do Exército e do Brasil.

Eles atuam no Centro Tecnológico do Exército, realizando atividades de pesquisa e desenvolvimento de material de emprego militar; no Centro de Avaliações do Exército, verificando a conformidade dos produtos de defesa; nas Divisões de Levantamento, elaborando cartas de vital importância à atividade-fim da Força Terrestre; nas Comissões de Obras e nos Batalhões de Engenharia de Construção, planejando, executando e fiscalizando obras e serviços de engenharia de interesse nacional e do Exército; nos Centros de Telemática de Área e de apoio regional, operando os sistemas de informática e de comunicações do Exército; nos Arsenais de Guerra e nos Parques Regionais de Manutenção, executando atividades de fabricação, reparação e manutenção; nas fábricas da IMBEL, produzindo diversos materiais de emprego militar; no Instituto Militar de Engenharia, a tradicional “Casa da Engenharia Militar”, formando e instruindo as novas gerações de engenheiros militares; em Órgãos de Direção Setorial e Diretorias subordinadas, prestando assessoramento técnico; e em qualquer lugar onde o Exército necessite do conhecimento especializado dos herdeiros de Ricardo Franco.

Engenharia Militar...2

Integrantes do Quadro de Engenheiros Militares: parabéns! Saibam que sua dedicação ao Brasil é reconhecida e valorizada. Persistam na busca incessante para superar os crescentes desafios tecnológicos dos tempos modernos. Inspirem-se na bela canção do seu Quadro e trabalhem com toda a união e a pureza dos tempos escolares, no fiel cumprimento da missão!

principal_folderEB_M578_recuperado01Engenharia MilitarEngenharia Militar.._MG_1857_MG_1714_MG_2108

Nota da Redação : A Revista Operacional parabeniza ao bravos militares do quadro de Engenharia pelo dia em que seus feitos são lembrados com grande distinção. Avante Engenharia!!!

 

Fonte | Fotos: ccomsex