News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Wednesday, 24 de April de 2024
Home » Força Aérea » Chegadas e partidas, o EDA se despede e recebe novos integrantes

Chegadas e partidas, o EDA se despede e recebe novos integrantes

Força Aérea
Por

quatro EDA

Despedidas são sempre muito difíceis, principalmente quando acontece em um grupo tão unido como o da Esquadrilha da Fumaça. No final do ano de 2014, chegou a vez do Major Renó, Major Franklin, Sargento Cardoso e Sargento José seguirem outros caminhos em suas vidas profissionais. Em contrapartida, seis novos integrantes deram início às atividades no Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) em 2015, trazendo conhecimentos novos e motivação renovada.

Despedidas

Depois de 30 anos de serviço no EDA, eis o momento da partida do militar que mais tempo trabalhou na Esquadrilha da Fumaça. O 3º Sargento de Serviços Administrativos José Claudinei Gonçalves se dedicou à Esquadrilha por toda a sua carreira militar. Desde 1984, ano em que ele entrou na Fumaça, ele conviveu com 13 comandantes e diversos outros militares chegando e saindo da Esquadrilha durante todo esse período.

SGT José EDA.2

Já o Sargento Básico em Manutenção de Aeronaves Rodrigo Alves Cardoso também se despediu da Fumaça por ter conquistado a aprovação no Curso de Formação de Oficiais. As aulas são ministradas no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Belo Horizonte/MG.

SGT cardoso

Dando alternância à operacionalidade do EDA, dois pilotos também deixam o Esquadrão, após anos de dedicação à unidade. Por seis anos, o Major Franklin fez apresentações com a aeronave T-27 Tucano e participou do processo de implantação do avião A-29 Super Tucano. Ele ingressou na Esquadrilha voando na posição de Ala Direita (#2) e finalizou o seu tempo no EDA como Isolado (#7).

Maj Franklin

Já o Major Renó, que voou no Esquadrão por cinco anos, também viveu o momento primoroso do Tucano em seus últimos voos e a transição das aeronaves, sempre voando na posição Ferrolho (#4), incrementando com sua experiência esse delicado processo de implantação da nova aeronave.

Maj Renó

Chegadas

Extremamente motivados com o novo desafio, seis militares chegaram ao EDA neste ano para compor a equipe. Os pilotos Capitão Cléryson Wander Teixeira e Tenente Lucas Pacheco Yoshida já foram designados para suas posições de voo. O Capitão Wander irá voar como Ala Direita (#2), e o Tenente Yoshida, Ala Esquerda (#3).

seis novos EDA

Além deles, militares das mais variadas áreas também trazem “sangue novo” ao Esquadrão. São eles: 2º Tenente Publicitário Eduardo Marques de Souza Santos, Sargento Especialista em Foto-inteligência Marco Antônio Nascimento Ribeiro, Sargento Especialista em Manutenção de Aeronaves Tiago Kelmer de Souza e o Sargento Especialista em Material Bélico Tiago Martins da Silva.

FONTE : EDA

Fonte | Fotos: operacional