News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Sunday, 21 de April de 2024
Home » Força Aérea » Pela primeira vez, Comandante da FAB realiza voo pela Esquadrilha da Fumaça

Pela primeira vez, Comandante da FAB realiza voo pela Esquadrilha da Fumaça

Força Aérea

Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior voou a bordo da aeronave A-29 Super Tucano

Quarta-feira, dia 7 de dezembro de 2022! A Força Aérea Brasileira (FAB) atinge mais um marco: pela primeira vez, um Comandante da FAB realiza um voo pelo Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA). A bordo da Aeronave A-29 Super Tucano, estava o Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, que em um momento especial ressaltou a relevância de tal feito, uma vez que a Esquadrilha da Fumaça por mais de sete décadas vem mostrando a eficiência e profissionalismo de seus pilotos.

“Foi muito prazeroso voar com cargas G positivas e negativas, como eu fazia ainda enquanto Tenente. Eu fiz questão, durante toda a minha vida, de sempre voar e estar junto aos pilotos, pois não podemos esquecer que o avião é a figura central de qualquer Força Aérea. Nós só somos Força Aérea porque temos aviões”, ressaltou.

A missão teve início com a preparação do Comandante para o voo, momento em que o Oficial-General, acompanhado pelo Chefe do Gabinete do Comando da Aeronáutica (GABAER), Major-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita, foi equipado e recebeu o briefing sobre o voo e as manobras que seriam executadas. Dessa forma, o Comandante pôde, de fato, vivenciar um dia real de treinamento dos sete “Fumaceiros” – como são conhecidos os Aviadores do Esquadrão – com todas as ações realizadas habitualmente no display de demonstração aérea.

O Comandante do EDA, Tenente-Coronel Aviador Daniel Garcia Pereira, após o voo falou sobre esse marco histórico, cujo qual não há registros, nos últimos 70 anos, de um Comandante da FAB voar e realizar manobras a bordo das aeronaves do EDA. “Para nós é, realmente, um grande privilégio, termos a presença do Comandante da Aeronáutica, sendo um motivo de orgulho e reconhecimento do nosso trabalho por parte de FAB, do Comandante e da população brasileira”, disse.

O voo

Durante o voo, que teve duração de aproximadamente 30 minutos, e pelos céus de Pirassununga (SP), o Tenente-Brigadeiro do Ar Baptista Junior pôde relembrar toda a sua trajetória de vida militar como aviador e piloto de caça da Força Aérea.

Assim, entre passado, presente e futuro, o Comandante realizou diversas manobras tradicionais da Esquadrilha da Fumaça, tais como: Espelhão, com seis aeronaves, looping vertical com a montagem em cobrinha show, looping em linha de frente e diversas passagens com as sete aeronaves. O Comandante voou com o piloto número quatro.

EDA

O Esquadrão de Demonstração Aérea, comumente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, originou-se pela iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, sediada no Rio de Janeiro (RJ), que, em suas horas de folga, treinavam acrobacias em grupo, com o intuito de incentivar os Cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves utilizadas na instrução, motivando-os para a carreira de militar aviadores.

Hoje, os jovens Aviadores continuam a realizar acrobacias pelos céus do Brasil e do mundo. Mas ampliaram a sua missão e, agora, também realizam demonstrações aéreas a fim de difundir, em âmbito nacional e internacional, a imagem institucional da Força Aérea Brasileira.

Clique aqui e assista ao vídeo do primeiro voo de um Comandante da Força Aérea Brasileira pela Esquadrilha da Fumaça.

 

Fotos: Sargento Müller Marin / CECOMSAER
Edição: Tenente Eniele Santos / Agência Força Aérea

Fonte | Fotos: Agência Força Aérea