News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Thursday, 25 de April de 2024
Home » Geopolítica » Começa o exercício Fearless Guardian 2015 entre os EUA e a Ucrânia

Começa o exercício Fearless Guardian 2015 entre os EUA e a Ucrânia

Diversos
Por

Fearless Guardian.4

Começaram nesta segunda-feira (20) na região de Lvov, na Ucrânia, os exercícios militares entre os EUA e a Ucrânia (Fearless Guardian 2015), conforme divulgou o serviço de imprensa do Ministério da Defesa da Ucrânia. “Nesta segunda-feira, dia 20 de abril, no centro internacional de manutenção de paz e segurança da Academia de Forças de Infantaria Hetman Pyotr Sagaydachny (na cidade de Starichy, distrito de Yavorov, região de Lvov) ocorreu a cerimónia de abertura dos exercícios Fearless Guardian 2015”, diz-se o comunicado.

Fearless Guardian.2

O embaixador americano na Ucrânia Geoffrey Pyatt, informou no dia 17 de abril que um grupo de paraquedistas norte-americanos havia acabado de chegar à Ucrânia. “Estou satisfeito com o fato de que uma equipa de profissionais dos EUA e da Europa Ocidental chegaram à Ucrânia para realizarem treinamentos conjuntos. São treinamentos tradicionais que nós realizamos há muitos anos”, frisou.

Fearless Guardian.3

O Estado-Maior da operação no Leste da Ucrânia ressaltou que os militares americanos irão preparar os colegas ucranianos, nomeadamente, para missões de caráter defensivo. Anteriormente o porta-voz do Pentágono coronel Steve Warren tinha manifestado que 290 soldados da 173ª brigada de paraquedistas dos EUA (173rd Airborne Brigade Combat Team), baseada na cidade italiana de Vicenza, iria treinar três batalhões da Guarda Nacional Ucraniana.

Fearless Guardian

O caráter defensivo dos treinamentos já foi questionado pelo World Socialist Web Site que destacou o fato que 173ª brigada de paraquedistas dos EUA ser especializada em operações ofensivas e de assalto. Além disso, a presença de militares americanos na Ucrânia viola diretamente os acordos de Minsk, nomeadamente o 10º ponto, que prevê “a retirada de todas as unidades armadas e material bélico estrangeiros, assim como dos mercenários, do território da Ucrânia, sob a supervisão da OSCE, bem como o desarmamento de todos os grupos armados ilegais”.

FONTE : Sputniknews

Fonte | Fotos: operacional