News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Saturday, 20 de April de 2024
Home » Geopolítica » Europa quer sair da influência dos EUA

Europa quer sair da influência dos EUA

Diversos
Por

Exercito OTAN

Vários especialistas e políticos europeus contatados, acreditam que o projeto da criação de um exército europeu não é viável hoje em dia. A iniciativa de estabelecer na União Europeia um exército comum que iria representar a força militar unida de todos os países da OTAN, vem do presidente atual da Comissão Europeia Frank-Walter Steinmeier, e já foi apoiada oficialmente pelo partido alemão SPD além de outras forças políticas da Europa.

Porém o projeto levanta uma série de perguntas a mais importante das quais é a seguinte : Será que todos os países da Europa que hoje em dia não parecem ser tão unidos, vão querer que os seus soldados sirvam em um exército não nacional? Para isso seria preciso que a UE se torna-se uma espécie de Estado Supranacional o que não acontece, segundo o analista militar sérvio Aleksandar Radic.

Não há consenso dentro da União Europeia sublinhou o especialista, “No momento todas as especulações sobre um exército comum [europeu] esta no campo da especulação”, ainda que as declarações e tentativas políticas da UE de manter uma política de segurança mais independente principalmente no que toca à França e à Alemanha”, disse Radic.

Sem consultar os Estados Unido

Segunda pergunta : Será que a OTAN e os EUA irão consentir que a Europa tenha uma força militar independente e unida fora das forças da OTAN? O deputado alemão Alexander Neu do partido A Esquerda (Die Linke) acredita que “a OTAN é um instrumento de influência norte-americana na Alemanha e na UE”, “aquele mesmo instrumento através do qual os Estados Unidos realizam a sua agenda na Europa, um exército europeu unido iria por em dúvida as posições de domínio dos EUA como parte integrante da OTAN”, diz o político.

Alexander Neu confessou também “não compreender” e estar perplexo pelo fato de 3 mil soldados estadunidenses terem chegado à região do Báltico, em condições de retirada confirmada das unidades de combate em Donbass este passo dos EUA só pode ser qualificado de “provocação”, assegura o deputado do Bundestag, formando a impressão de que os EUA tentam desta maneira torpedear os Acordos de Minsk.

Resta a questão linguística mas a barreira principal é jurídica: há países na União Europeia que tinham declarado a sua neutralidade em qualquer tipo de conflitos. Um exército europeu comum afetaria os seus interesses de qualquer maneira, se os abrangeria violaria o princípio de suas neutralidade, e se os deixarem de lado esses países ficarão sem proteção!

O deputado tcheco do Parlamento Europeu Jiri Mastalka, também concorda que a proposta de Jean-Claude Juncker é pouco realista tanto para as condições econômicas, como para as sociais da Europa contemporânea.”Eu compreendo que alguém esperará que o exército comum irá prevenir o pior roteiro, de que hoje falam todos”.

Isto é o surgimento no continente europeu de um grande conflito militar. Mas eu acho que o aumento da potência militar pela União Europeia será visto como uma provocação. Portanto, iremos avançar mais um passo à guerra, explicou Mastalka.

O deputado tcheco sublinhou também que “só é possível normalizar as relações com os russos por meios pacíficos, na mesa de negociações”. O presidente da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker, propôs criar um exército europeu em março. Esta ideia será discutida em junho conforme disse nesta semana o representante oficial da Comissão, Margaritis Schinas.

FONTE : Sputniknews

Fonte | Fotos: operacional