News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Friday, 19 de April de 2024
Home » Geopolítica » Países do norte da Europa se unem visando um enfrentamento com a Russia

Países do norte da Europa se unem visando um enfrentamento com a Russia

Diversos
Por

Norte da Europa se une para enfrentar Rússia

Os ministros de cinco países nórdicos, incluindo a Suécia e Finlândia, publicaram no jornal norueguês Aftenposten um artigo programático sobre a expansão da cooperação militar enquanto a Rússia realiza manobras e programa de rearmamento.

A declaração conjunta foi assinada pelos ministros da Defesa de Noruega e Dinamarca (que são membros da OTAN), dos países neutros Finlândia e Suécia e pelo Ministério das Relações Exteriores da Islândia que nem possui um Ministério da Defesa.

“A Rússia está fazendo uma infusão econômica enorme em suas capacidades militares… Os militares russos atuam provocativamente perto das nossas fronteiras, houve alguns incidentes nas fronteiras dos Estados Bálticos”, diz o artigo. Os cinco ministros também lembraram da suposta agressão russa contra a Ucrânia, que, segundo eles, é um desafio para a segurança europeia.

“Marcha de dragões” do OTAN na Europa

“Os países nórdicos enfrentam essa situação juntamente e aprofundam a cooperação”, escreveram os ministros.Espera-se que eles expandam exercícios conjuntos, a cooperação na indústria, incluindo a defesa e a troca de informações. Entretanto, por exemplo, a Islândia não tem Forças armadas regulares.

A proteção do país é realizada pela OTAN. A Islândia foi um dos primeiros países que aderiu à OTAN, apesar dos protestos dos residentes. Segundo a revista Forbes, a Islândia está em 1º lugar na lista dos países mais pacíficos. As Forças Armadas da Rússia têm cerca de um milhão de pessoas (5º lugar no mundo).

Em 2013, a Rússia teve 1.480 ogivas nucleares disponíveis (2º lugar, depois dos Estados Unidos). De acordo com a nova doutrina militar, a Rússia se reserva o direito de usar armas nucleares em resposta à agressão com armas de destruição em massa e convencionais, e também no caso de uma ameaça à existência do Estado.

FONTE : Sputniknews

Fonte | Fotos: operacional