News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Saturday, 20 de April de 2024
Home » Internacional » Estado Islâmico avança rumo a oeste para atacar Exército sírio em Homs

Estado Islâmico avança rumo a oeste para atacar Exército sírio em Homs

Diversos
Por

oqvjq23103022Por Oliver Holmes e Mariam Karouny

Os combatentes do Estado Islâmico atacaram nesta segunda-feira um aeroporto militar na província de Homs, na Síria, enquanto avançavam para oeste em uma ofensiva contra redutos do governo, disse um grupo que monitora o conflito. Os ataques do Estado islâmico -que é mais forte no nordeste e leste do país- nas províncias de Hama e Homs, e mesmo na área da capital, Damasco, representam um novo desafio para o presidente sírio, Bashar al-Assad.

O Exército da Síria estruturou uma forte defesa nos territórios no entorno de Damasco e nas regiões que abarcam as cidades de Homs e Hama, na direção da costa, a oeste, derrotando outras milícias menos potentes, incluindo os rebeldes que lutam sob a bandeira do grupo Exército Sírio Livre. O Observatório Sírio para os Direitos Humanos, órgão oposicionista que monitora a guerra civil na Síria por meio de uma rede de fontes no país, disse que o Estado Islâmico atacou um aeroporto militar em Tadmur, uma cidade na província de Homs, na madrugada desta segunda-feira.

ei.2

As autoridades sírias não puderam ser imediatamente contatadas para comentar o assunto. A mídia estatal não mencionou esse confronto. A ofensiva se segue a uma batalha de três dias iniciada sexta-feira mais a oeste em Hama, em torno da vila de Sheikh Hilal, disse o Observatório. O Estado Islâmico está tentando cortar a estrada de Hama para Aleppo, que já foi a cidade mais populosa da Síria, segundo o órgão.

O dirigente do Observatório, Rami Abdulrahman, disse que 74 soldados em Hama foram mortos pelo Estado Islâmico e especulou que o grupo teria lançado os dois ataques para elevar o moral de seus combatentes, após derrotas para forças curdas no nordeste. Cerca de 200 mil pessoas foram mortas desde o início da guerra civil da Síria em 2011, um conflito em que uma gama de grupos rebeldes luta contra o governo de Assad, incluindo milícias jihadistas como o Estado Islâmico e a Frente Nusra, da Al Qaeda.

Combatentes Sírios

A coalizão liderada pelos Estados Unidos está bombardeando o Estado Islâmico na Síria e Iraque. Forças curdas, apoiada por ataques aéreos da coalizão, derrotaram este ano o Estado Islâmico na cidade síria de Kobani, no norte, e em outras áreas no nordeste.

Abdulrahman afirmou que o avanço para o oeste deve levantar o moral do grupo, já que é improvável que os aviões da coalizão liderada pelos Estados Unidos voem tão perto das áreas sob controle de Assad, e isso vai permitir que Estado Islâmico avance sem obstáculos, e a grande maioria dos ataques da coalizão é desfechada longe de áreas controladas pelo exército da Síria.

Os jihadistas do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) vêm exibindo uma variedade impressionante de armas. Muitas foram capturadas do próprio exército iraquiano.

Os partidários do governo postaram um vídeo no YouTube no sábado mostrando caminhões cobertos com a bandeira nacional levando caixões de pessoas que, segundo disseram, morreram lutando contra o Estado Islâmico na província de Hama.

Fonte | Fotos: reuters