News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Friday, 26 de April de 2024
Home » Marinha » Comando da 1ª Divisão da Esquadra realiza a Operação Atlântico IV

Comando da 1ª Divisão da Esquadra realiza a Operação Atlântico IV

Marinha
Por

Exercício de Transferência de Carga Leve

Sob a coordenação do Comando da 1ª Divisão da Esquadra,  foi realizada a  Operação Atlântico IV  de 9 a 11 de setembro. Durante a  ação, mais de 700 militares das  Fragatas  “Constituição”,  “Liberal”  e  “Greenhalgh”  e do Submarino  “Tapajó”  participaram de exercícios de emprego conjunto dos meios da  Marinha  do Brasil  (MB)  e da Força  Aérea  Brasileira (FAB), com o propósito de incrementar a interoperabilidade entre as Forças nas águas jurisdicionais brasileiras (AJB).

Em sua quarta edição, ressalta-se a retomada das operações antissubmarino no período noturno, que contaram  com o emprego  dos  meios  da Esquadra  e  da aeronave P-3AM da FAB. Outros exercícios também foram realizados,  como: Light Line; Transferência de Carga Leve; e Trânsito sob Ameaça Aérea  com a participação de aeronaves P-95 e A-1.

A bordo da Fragata “Constituição”, Capitânia da Força Tarefa, o Estado-Maior do Comando da  1ª Divisão de Esquadra executou o planejamento de  todas as etapas da Atlântico IV  e acompanhou  as atividades marinheiras realizadas  rotineiramente no navio, dentre elas,  exercícios de controle de avarias, problema de batalha, postos de abandono e navegação em baixa visibilidade. A operação marcou o retorno da Fragata  “Constituição”  às operações em Grupo-Tarefa (GT), em AJB, após 11 meses em Missão de Paz no Líbano.

FONTE: CCSM

Fonte | Fotos: ccsm