News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Saturday, 20 de April de 2024
Home » Marinha » Museu Naval inaugura exposição “O Brasil e a MINUSTAH: 10 anos em missão de paz no Haiti”

Museu Naval inaugura exposição “O Brasil e a MINUSTAH: 10 anos em missão de paz no Haiti”

Marinha
Por

haiti

O Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais Almirante-de-Esquadra (FN) Fernando Antonio de Siqueira Ribeiro realizou no dia 5 de março, a abertura da exposição temporária “O Brasil e a MINUSTAH: 10 anos em missão de paz no Haiti” no Museu Naval localizado no Centro do Rio de Janeiro.

Na exposição, aberta ao público, são exibidas fotos e vídeos dos militares em ação; itens de artesanato haitiano; imagens de biscoitos do país, feitos de argila, água, sal e manteiga; artigos utilizados pelos Fuzileiros Navais, como o Kit Trauma, de primeiros socorros; a caderneta de instruções, a boina da Organização das Nações Unidas; e o capacete da ONU, que é a peça mais marcante do uniforme dos Soldados que participam das missões de paz. É por meio desse símbolo que os Soldados a serviço da ONU são identificados nos países anfitriões.

haiti3

A exposição procura mostrar o ambiente em que os nossos Fuzileiros Navais atuam no Haiti. As fotografias e vídeos expõem essa dura realidade, disse o Vice-Almirante (FN-Refº) Armando de Senna Bittencourt, Diretor de Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha.

Na mostra, os visitantes também terão a oportunidade de enviar e-mails para os Soldados que estão em missão e até entrar em contato direto, certas horas do dia, via Skype. De acordo com o ComGer CFN, AE (FN) Fernando Antonio, a ideia é mostrar à sociedade como a Marinha do Brasil vem atuando em prol da paz mundial, e o público-alvo prioritário são os estudantes.

haiti1

A MINUSTAH é hoje a missão com maior duração que uma tropa de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil já participou em toda sua história. Então, é importante que a sociedade tenha conhecimento e possa participar dessa importante exposição, em especial os estudantes.

A exposição estará aberta ao público de terça a domingo, das 12h às 17h, até o final do mês de julho. A entrada é gratuita. O Museu Naval localiza-se à Rua Dom Manuel, 15, próximo à Praça XV. Informações: (21) 2104-5506/2104-6691.

haiti2

FONTE : CGCFN

Fonte | Fotos: operacional