News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Thursday, 25 de April de 2024
Home » Exército » Serra gaúcha celebra o dia da Infantaria no 19º BI Mtz

Serra gaúcha celebra o dia da Infantaria no 19º BI Mtz

Exército
Por

No dia 24 de maio foi realizada, no 19º Batalhão de Infantaria Motorizado – “Batalhão da Serra”, a Festa Regional da Infantaria, uma atividade promovida pelo Comando Militar do Sul para celebrar o Dia da Arma de Infantaria.

O evento contou com a presença das seguintes autoridades: General de Divisão Valério Stumpf Trindade, Comandante da 3° Região Militar; General de Divisão Luiz Alberto Cureau, Infante mais antigo presente; General de Brigada Douglas Bassoli, Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sul; General de Brigada Antônio Carlos Barboteo Pinto, Comandante da Artilharia do Exército; General de Brigada Nilton José Batista Moreno Junior, Comandante da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada; Senhor Anibal Moacir da Silva, Prefeito Municipal de São Leopoldo; e do Senhor Clauro Roberto de Bortoli, Procurador da Justiça Militar, além de autoridades civis e militares.

Também prestigiaram o evento, antigos Comandantes do Batalhão: Coronéis Ben-Hur, Menna Barreto, Hegel, Pezzi e Cureau; além do Comandante nomeado, Ten Cel Negreiros.

(3) copy

Durante a Festa, uma encenação, com passagens marcantes na história da Infantaria emocionaram as cerca de 800 pessoas presentes. Momentos como a Batalha de Guararapes; a Guerra do Paraguai, na qual se enfatizaram os 150 anos da Batalha de Tuiuti, onde o Brigadeiro Antonio de Sampaio, Patrono da Arma de Infantaria, foi ferido por três vezes; a 2ª Guerra Mundial; as Missões de Paz da ONU; a Pacificação dos Complexos no Rio de Janeiro; e uma projeção da Infantaria do Futuro.

Tradicionalmente, nesta Festa, a Legião da Infantaria de Porto Alegre realiza a entrega do Medalhão Dourado. Uma Homenagem Especial aos Legionários Efetivos, com mais de 50 anos na Arma, considerando-se como referência, a data de ingresso na Arma, contando-se, a partir dessa data, ano a ano, em comemoração ao Jubileu de Ouro na Infantaria. Foram agraciados, o Coronel Antonio Marcos de Almeida Maciel Levy; e o Coronel Sergio Luís Lhullier Renk.

As tropas estavam representadas pelo Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial de Canoas, Colégio Militar de Porto Alegre, Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre, 1ª Companhia de Guardas, 3º Batalhão de Polícia do Exército, 18º Batalhão de Infantaria Motorizado, além do próprio 19º Batalhão de Infantaria Motorizado.

Antecedendo o desfile da tropa, os Infantes de todos os tempos, da ativa e da reserva, pertencentes às diversas Organizações Militares, realizaram um desfile em homenagem ao Brigadeiro Sampaio.

Após a formatura, o Ten Cel Márcio Cossich Trindade, Comandante do 19º BI Mtz, recepcionou os presente no ginásio, onde foi servido um coquetel de confraternização.

(7) CAPA copy

Fotos: 19º BI Mtz

Fonte | Fotos: operacional