• Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • RSS

Exército

15° R C Mec inaugura “Praça do Boina Preta”

Por   Redação

O último dia 28 de novembro, o 15º Regimento de Cavalaria Mecanizado (Escola) – 15º R C Mec (Es), inaugurou a  “Praça do Boina Preta do 15º RC Mec (Es)”. A praça está localizada na entrada do rancho de Cabos e Soldados e foi construída pelo Pelotão de Obras com apoio do Pelotão de Manutenção. O espaço tem como objetivo oferecer ao Regimento General Pitaluga um local aprazível para que os integrantes da Unidade possam preservar as tradições da Cavalaria Mecanizada.

Inspirada em uma posição defensiva,  a praça é constituída por dois blocos, tendo ao centro os bustos que simbolizam as tradições da arma. Na parte leste da praça, existem duas posições preparadas para o Canhão sem Recuo M40A1 106 mm e aprofundando o dispositivo existe um CRM (protótipo do Cascavel). Na parte oeste, há duas posições preparadas para o Canhão sem Recuo M40A1 106 mm. Essa região conta, ainda, com dois morteiros pesados 4.2 e com um canhão do antigo Forte do Campinho, visando lembrar as origens do Regimento. O Punho de Aço permanece na região central, sendo protegido por esses meios. Na área central, duas metralhadoras antiaéreas foram instaladas para garantir a defesa contra o inimigo aéreo. Na parede sul da Praça, placas foram instaladas com o ano de chegada de cada veículo blindado que o Regimento General Pitaluga já utilizou, ao longo de sua história. Com o intuito de manter a tradição da primeira unidade mecanizada do Exército Brasileiro. Por fim, vale destacar que tanto na entrada leste como na oeste existem placas com o nome do local; à da entrada leste fazia parte da antiga Galeria dos Eternos Comandantes do Regimento, demonstrando a importância deles para a evolução da nossa Organização Militar. Já à da parte Oeste, foi realizada por iniciativa dos militares do 3º Esqd C Mec, visando reforçar o lema do Regimento

O complexo histórico cultural do 15º R C Mec (Es) conta também com o espaço “Alameda dos Blindados”, inaugurado em 2018,  que apresenta ao público um variado inventário de viaturas: M3 Half track, M8 Greyhound, M3A1 Scout Car, Fiat Ansaldo e o M41, além da torre do M3 Stuart.  No hall da Casa de Ordens, o visitante tem contato com um elegante projeto onde conhece o histórico do 15º R C Mec (Es), passeia por sua linha do tempo e descobre mais sobre o histórico “Forte de Campinho”.  Além disso, o visitante pode conhecer o uniforme do soldado boina preta da década de 1970 e o uniforme da FEB disposto em diorama na área externa e junto ao M8 Greyhound do 1° Esquadrão de Reconhecimento, unidade comandada pelo então cap Pitaluga, durante a Segunda Guerra Mundial.

Fonte | Fotos: 15º R C Mec (Es)

, , , , , , , , , , , , ,

Recomendados para você

Comentários

GALERIA

Formatura do Treinamento Específico de Auxiliar de Precursor

Dia Internacional do Peacekeeper no CCOPAB

Temporada hípica da EsEqEx