News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Thursday, 25 de April de 2024
Home » História » 1º Banda marcial de reservistas faz sucesso no Rio

1º Banda marcial de reservistas faz sucesso no Rio

Diversos

As associações de veteranos se espalham por todos o país, mantidas por homens e mulheres que nutrem carinho pela força e buscam relembrar seus momentos de serviço ativo. Contudo, a maioria destes grupos possuem características semelhantes, menos uma: a 1ª Banda de Veteranos do Exército (1ª BVEB).

A 1ª BVEB foi criada em 2019, pelo maestro Rodrigo Jansen e pelo engenheiro de produção Carlos Dias, ex-militares do Exército. Motivados pela experiencia de hierarquia e disciplina aprendidas no Exército Brasileiro e impulsionados por sentimentos patrióticos, a banda é formada exclusivamente por 70 músicos profissionais, todos ex-integrantes das fileiras do Exército e que atuam também em outras orquestras sinfônicas e filarmônicas.

Seguindo as valorosas tradições militares, a 1ª BVEB também possui um patrono: o 2º Ten Manoel Jorge de Souza, veterano da FEB e que serviu na Itália pelo 1º RI nas batalhas de Monte Castello e Fornovo di Taro durante a Segunda Guerra Mundial. O veterano é avô do maestro Rodrigo Jansen, um dos fundadores da banda.

Ao ouvirmos as primeiras notas da banda, percebemos que embora voluntária, a banda possui um elevado nível profissional. São bombardinos, clarinetas, flautas-transversas, flautins, liras, sax-auto, sax-tenor, trompas, trombones, trompetes e percussão a serviço de atividades cívico militares, formaturas e apresentações onde atuam na missão de aproximar a população dos valores e tradições militares. A cada nova apresentação a 1ª Banda de Veteranos do Exército ganha mais espaço e marca presença frequentes nas atividades do Exército Brasileiro.

Fonte | Fotos: Redação | 1ª BVEB