RSS
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • RSS

História

1º Banda marcial de reservistas faz sucesso no Rio

Por   Rafael Sayão

As associações de veteranos se espalham por todos o país, mantidas por homens e mulheres que nutrem carinho pela força e buscam relembrar seus momentos de serviço ativo. Contudo, a maioria destes grupos possuem características semelhantes, menos uma: a 1ª Banda de Veteranos do Exército (1ª BVEB).

A 1ª BVEB foi criada em 2019, pelo maestro Rodrigo Jansen e pelo engenheiro de produção Carlos Dias, ex-militares do Exército. Motivados pela experiencia de hierarquia e disciplina aprendidas no Exército Brasileiro e impulsionados por sentimentos patrióticos, a banda é formada exclusivamente por 70 músicos profissionais, todos ex-integrantes das fileiras do Exército e que atuam também em outras orquestras sinfônicas e filarmônicas.

Seguindo as valorosas tradições militares, a 1ª BVEB também possui um patrono: o 2º Ten Manoel Jorge de Souza, veterano da FEB e que serviu na Itália pelo 1º RI nas batalhas de Monte Castello e Fornovo di Taro durante a Segunda Guerra Mundial. O veterano é avô do maestro Rodrigo Jansen, um dos fundadores da banda.

Ao ouvirmos as primeiras notas da banda, percebemos que embora voluntária, a banda possui um elevado nível profissional. São bombardinos, clarinetas, flautas-transversas, flautins, liras, sax-auto, sax-tenor, trompas, trombones, trompetes e percussão a serviço de atividades cívico militares, formaturas e apresentações onde atuam na missão de aproximar a população dos valores e tradições militares. A cada nova apresentação a 1ª Banda de Veteranos do Exército ganha mais espaço e marca presença frequentes nas atividades do Exército Brasileiro.

Fonte | Fotos: Redação | 1ª BVEB

, , , ,

Recomendados para você

Comentários

GALERIA

Formatura do Treinamento Específico de Auxiliar de Precursor

Dia Internacional do Peacekeeper no CCOPAB

Temporada hípica da EsEqEx

©Copyright 2017 - Comandos Editorial. Todos os direitos reservados.

É expressamente proíbida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sendo os infratores indiciados com base na Lei nº 9.610 de 19/02/1998.

Operacional Magazine: proud to be Brazilian.