News

Segundo Condor Day leva experiência não letal a Canoas (RS)

Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos

FAB realiza corrida de conscientização do Autismo e da Síndrome de Down

Instituto Tecnológico de Aeronáutica promove Fórum de Educação em Engenharia com foco no futuro

Comando Logístico apoia prontidão da Força na Amazônia

DATEN investe no setor de segurança e defesa

FAB celebra o Dia da Aviação de Caça

Friday, 03 de May de 2024
Home » Exército » 12 de Abril – Dia do Serviço de Intendência

12 de Abril – Dia do Serviço de Intendência

Exército
Por

casa do trem

Na história do Brasil, as atividades associadas à intendência revivem o início da colonização do território brasileiro, com a chegada de Tomé de Souza em 1549. A partir de 1811, D. João VI começou a incrementar a incipiente estrutura logística existente, transformando o antigo Arsenal do Trem no Arsenal Real do Exército, atual Arsenal de Guerra do Rio de Janeiro.

Em 1889, após a Proclamação da República, apareceram os primeiros registros de alterações na estrutura de apoio com alguns reflexos para a criação da Intendência. No dia 24 de outubro de 1896, foi criada, pela Lei nº 403 e em substituição ao Quartel-Mestre General, a Intendência Geral da Guerra, com encargos de direção, de gestão e de execução, tanto na área financeira quanto na área de provimento.

rio_museu_historico_nacionalA_16

Em dezembro de 1915, o Departamento de Intendência passou a funcionar no Ministério da Guerra. Os seus órgãos técnicos eram a Diretoria de Administração e a Intendência da Guerra. Em 1920, o Regulamento para o Serviço de Intendência da Guerra, considerado a Lei Orgânica do Serviço de Intendência, foi finalmente aprovado.

Durante a Campanha da Força Expedicionária Brasileira (FEB), em solo europeu, a Intendência de Guerra fez-se representar por uma companhia de Intendência e por um pelotão de sepultamento da 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária.

intendencia10

Atualmente o Serviço de Intendência dirige ou tem participação efetiva em todas as atividades da Força ligadas à gestão financeira. Nesse contexto, a Secretaria de Economia e Finanças (SEF) é o Órgão de Direção Setorial que tem como missão precípua superintender e realizar o planejamento, o acompanhamento e a execução orçamentária, além da administração financeira e da contabilidade, relativas aos recursos de qualquer natureza alocados ao Comando do Exército Brasileiro.

A estrutura da SEF contempla a Diretoria de Contabilidade, o Centro de Pagamento do Exército, a Diretoria de Gestão Orçamentária, a Diretoria de Gestão Especial, a Assessoria Especial de Orçamento e Finanças e as Inspetorias de Contabilidade e Finanças do Exército. Dentro, ainda, das atribuições da Intendência está o controle interno do Exército Brasileiro, fiscalizado pelo Centro de Controle Interno do Exército, órgão subordinado diretamente ao Comando do Exército.

intendencia

No que diz respeito ao sistema logístico, o Comando Logístico (COLOG) é o Órgão de Direção Setorial encarregado de prever e prover, no campo dos grupos funcionais suprimento, manutenção e transporte, os recursos e os serviços necessários ao Exército. Para tanto, o COLOG conta com a Diretoria de Abastecimento, a Diretoria de Material, a Diretoria de Material de Aviação do Exército, a Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados, o Gabinete de Planejamento e Gestão, a Assessoria de Planejamento, Programação e Controle Orçamentário e a Base de Apoio Logístico do Exército.

Dompsa dia da intendencia

O PATRONO

Nascido em 12 de abril de 1840, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, o patrono do Serviço de Intendência do Exército Brasileiro, Marechal Carlos Machado Bittencourt, demonstrava, desde muito jovem, pendor para a carreira das Armas.

Seu primeiro tributo de sangue foi pago na Guerra da Tríplice Aliança, na Batalha de Tuiuti, onde teve destacada atuação. Em 1897, na Expedição a Canudos, o Exército Brasileiro já lutava, sem obter sucesso, há mais de um ano, quando o Marechal Bittencourt, Ministro da Guerra, comprovou a necessidade da existência de um Serviço de Intendência estruturado, equipado e adestrado, a fim de garantir o apoio logístico às tropas que lá combatiam, primando pela oportunidade e pela eficiência e garantindo, assim o sucesso operacional após três expedições inócuas.

marechal Carlos Machado Bittencourt

O drama de Canudos, no entanto, teria um epílogo triste. No dia 5 de novembro de 1897, as forças, que haviam lutado no sertão baiano, regressaram. Durante as honras militares da recepção, um praça do 10º Regimento de Infantaria atacou o Presidente Prudente de Morais. Marechal Bittencourt, com o intuito de defender o presidente, foi ferido com arma branca, que lhe tirou a vida.

Em mais uma oportunidade, comprovou sua fibra de soldado e cidadão, tornando se digno do cognome “Marechal de Ouro” e da sua escolha para Patrono do Serviço de Intendência do Exército, confirmada pelo Decreto nº 51.426, de 13 de março de 1962.

FONTE : Exército Brasileiro

Nota da Redação : Aos amigos Intendentes o nosso grande abraço e os parabéns por esta nobre data, pois sem a Intendência não há Exército que resista em campo sem os seus suprimentos!!

Fonte | Fotos: operacional