News

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Exército instala Hospital de Campanha para apoio de saúde à população no Rio Grande do Sul

Saturday, 20 de July de 2024
Home » Exército » Regimento de Carros de Combate realiza estágio para motorista de Viatura Blindada de Combate Leopard

Regimento de Carros de Combate realiza estágio para motorista de Viatura Blindada de Combate Leopard

Exército

Entre os dias 19 de setembro e 14 de outubro, o 1º Regimento de Carros de Combate (1º RCC) realizou o Estágio de Adaptação a motorista da Viatura Blindada de Combate (VBC) Leopard 1 A5 BR e da Viatura Blindada de Combate Antiaérea (VBC AAe) Gepard 1A2 para onze cabos, sendo seis do 1º RCC, três do 6º Regimento de Cavalaria Blindado 6º (RCB) e três da 6ª Bateria de Artilharia Antiaérea Autopropulsada (6ª Bia AAAe AP).

O estágio abordou desde instruções elementares, como Normas de Segurança e manutenção de 1º escalão, até a execução da conduta auto, oportunidade em que o motorista conduz a viatura através do campo, transpondo diversos obstáculos no terreno.

A viatura utilizada nessa atividade é a Viatura Blindada Escola (VBE). A principal diferença entre o Leopard 1 A5 BR e a VBE está na sua torre, onde há um compartimento com equipamentos para instrução de condução do blindado e assentos para um instrutor e dois instruendos.

A avaliação dos militares se deu por meio de provas teóricas e práticas, que exigiram uma pronta resposta do futuro motorista da VBC Leopard 1 A5 BR e da VBC AAe Gepard 1A2.

Uma vez habilitado, o cabo motorista estará apto a operar essas Viaturas em sua plenitude, podendo participar de deslocamentos, giros técnicos e, principalmente, exercícios no terreno.

DCIM103MEDIADJI_0439.JPG

Fonte | Fotos: 1º Regimento de Carros de Combate