News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Monday, 29 de April de 2024
Home » Exército » Regimento de Carros de Combate realiza estágio para motorista de Viatura Blindada de Combate Leopard

Regimento de Carros de Combate realiza estágio para motorista de Viatura Blindada de Combate Leopard

Exército

Entre os dias 19 de setembro e 14 de outubro, o 1º Regimento de Carros de Combate (1º RCC) realizou o Estágio de Adaptação a motorista da Viatura Blindada de Combate (VBC) Leopard 1 A5 BR e da Viatura Blindada de Combate Antiaérea (VBC AAe) Gepard 1A2 para onze cabos, sendo seis do 1º RCC, três do 6º Regimento de Cavalaria Blindado 6º (RCB) e três da 6ª Bateria de Artilharia Antiaérea Autopropulsada (6ª Bia AAAe AP).

O estágio abordou desde instruções elementares, como Normas de Segurança e manutenção de 1º escalão, até a execução da conduta auto, oportunidade em que o motorista conduz a viatura através do campo, transpondo diversos obstáculos no terreno.

A viatura utilizada nessa atividade é a Viatura Blindada Escola (VBE). A principal diferença entre o Leopard 1 A5 BR e a VBE está na sua torre, onde há um compartimento com equipamentos para instrução de condução do blindado e assentos para um instrutor e dois instruendos.

A avaliação dos militares se deu por meio de provas teóricas e práticas, que exigiram uma pronta resposta do futuro motorista da VBC Leopard 1 A5 BR e da VBC AAe Gepard 1A2.

Uma vez habilitado, o cabo motorista estará apto a operar essas Viaturas em sua plenitude, podendo participar de deslocamentos, giros técnicos e, principalmente, exercícios no terreno.

DCIM103MEDIADJI_0439.JPG

Fonte | Fotos: 1º Regimento de Carros de Combate