News

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Exército instala Hospital de Campanha para apoio de saúde à população no Rio Grande do Sul

Saturday, 20 de July de 2024
Home » Exército » 9ª Brigada de Infantaria Motorizada realizou a Operação Trovão

9ª Brigada de Infantaria Motorizada realizou a Operação Trovão

Exército
Por

Ope.Trovao

No período de 16 a 21 de novembro, o Comando do Grupamento de Unidades-Escola/9ª Brigada de Infantaria Motorizada (GUEs/9a Bda Inf Mtz) conduziu a Operação Trovão, Exercício de Adestramento em Defesa Externa ocorrido na cidade de Resende (RJ).

Concebida pelo Comando Militar do Leste, a atividade foi planejada e coordenada pelo Comando do GUEs/9a Bda Inf Mtz e executada por um efetivo aproximado de 650 militares e reservistas mobilizados.

Ope.Trovao.2

O exercício promoveu a integração do adestramento em Defesa Externa das Forças de Ação Rápida do Comando Militar do Leste com o Exercício Anual de Mobilização realizado pelo 56o Batalhão de Infantaria. Dessa forma, os reservistas mobilizados foram também adestrados em operações de Defesa Externa, tendo ainda sido empregados fora de sua sede mobilizadora.

Foram desdobradas instalações logísticas como cozinha, posto de banho, posto de abastecimento de combustível, posto de suprimento de munição e posto de saúde.

Ope.Trovao.8

O apoio de comunicações foi prestado pelo Batalhão Escola de Comunicações, que, além de disponibilizar equipamentos rádio para utilização das tropas em exercício, instalou, explorou e manteve as comunicações da Base e da Direção do Exercício, disponibilizando meios de transmissão de dados em tempo real e outros serviços, como acesso à Rede Corporativa de Comunicações do Exército (EBNET) e utilização da RITEx.

Ope.Trovao.3

A atividade contou, ainda, com a participação de um Pelotão do 1º Batalhão de Engenharia de Combate (Escola), que realizou trabalhos de lançamento, reforçamento e manutenção de pontes para a passagem das Viaturas Blindadas de Reconhecimento e Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal.

Ope.Trovao.4Ope.Trovao.5Ope.Trovao.6Ope.Trovao.7

Fonte | Fotos: ccomsex