News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Wednesday, 17 de April de 2024
Home » Exército » A 4ª Brig Cav Mec recebeu as suas viaturas VBTP-MR Guarani

A 4ª Brig Cav Mec recebeu as suas viaturas VBTP-MR Guarani

Exército
Por

4 bcm.1

Foi realizado na manhã desta terça-feira (17) no comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada Brigada Guaicurus em Dourados, o recebimento das viaturas blindada “Guarani” de transporte pessoal sobre rodas (VBTP). Os novos veículos que foram fabricados em 2014 substituirão os tradicionais “Urutu e Cascavel” que estão há mais de 40 anos no país.

A VBTP-MR Guarani foi desenvolvida pela Iveco do Brasil, como parte do programa de modernização do Exército. Eles contam com inovações tecnológicas como capacidade de navegação por GPS ou inercial e aviso de detecção por laser. Estamos recebendo viaturas de ponta de uma série com alta tecnologia e visando o desenvolvimento que o Exército vive no momento. Elas são inovadoras, trazendo mais segurança.

4 bcm.2

Com toda a tecnologia de bordo, sua célula de vida ou seja a proteção da guarnição dentro da viatura é o que existe de mais moderno no pais, disse o General de Brigada Rui Yutaka Matsuda comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, e da nova série de oito viaturas que chegarão para a região elas serão divididas com as brigadas de Amambai, Ponta Porã e Bela Vista.

Até 2016 contaremos com 32 viaturas como estas que serão usadas em diversas situações, como por exemplo, as com necessidade de proteção blindada, já que elas substituirão as Urutu e Cascavel, explicou o General Matsuda. A viatura é composta por uma guarnição com três pessoas, o comandante, um motorista e um atirador e ainda pode levar em seu interior até nove combatentes equipados.

4 bcm.8

Ela conta ainda com baixa assinatura térmica e de radar, proteção blindada para munição perfurante incendiária e minas anticarro, sistema de Consciência Situacional, torre automática com canhão 30mm, utilização de visão noturna e reparo automatizado para metralhadora .50 ou 7,62 mm.

A guarnição que irá conduzir a viatura já está recebendo o treinamento adequado por engenheiros militares do exército e da fabricante. As atividades são realizadas na brigada 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado de Amambai.

4 bcm.94 bcm.114 bcm.124 bcm.104 bcm.74 bcm.64 bcm.54 bcm.44 bcm.3

FONTE & FOTOS : Dourado News / Joandra Alves

Fonte | Fotos: operacional