News

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Exército instala Hospital de Campanha para apoio de saúde à população no Rio Grande do Sul

Friday, 26 de July de 2024
Home » Exército » A 4ª Brig Cav Mec recebeu as suas viaturas VBTP-MR Guarani

A 4ª Brig Cav Mec recebeu as suas viaturas VBTP-MR Guarani

Exército
Por

4 bcm.1

Foi realizado na manhã desta terça-feira (17) no comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada Brigada Guaicurus em Dourados, o recebimento das viaturas blindada “Guarani” de transporte pessoal sobre rodas (VBTP). Os novos veículos que foram fabricados em 2014 substituirão os tradicionais “Urutu e Cascavel” que estão há mais de 40 anos no país.

A VBTP-MR Guarani foi desenvolvida pela Iveco do Brasil, como parte do programa de modernização do Exército. Eles contam com inovações tecnológicas como capacidade de navegação por GPS ou inercial e aviso de detecção por laser. Estamos recebendo viaturas de ponta de uma série com alta tecnologia e visando o desenvolvimento que o Exército vive no momento. Elas são inovadoras, trazendo mais segurança.

4 bcm.2

Com toda a tecnologia de bordo, sua célula de vida ou seja a proteção da guarnição dentro da viatura é o que existe de mais moderno no pais, disse o General de Brigada Rui Yutaka Matsuda comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, e da nova série de oito viaturas que chegarão para a região elas serão divididas com as brigadas de Amambai, Ponta Porã e Bela Vista.

Até 2016 contaremos com 32 viaturas como estas que serão usadas em diversas situações, como por exemplo, as com necessidade de proteção blindada, já que elas substituirão as Urutu e Cascavel, explicou o General Matsuda. A viatura é composta por uma guarnição com três pessoas, o comandante, um motorista e um atirador e ainda pode levar em seu interior até nove combatentes equipados.

4 bcm.8

Ela conta ainda com baixa assinatura térmica e de radar, proteção blindada para munição perfurante incendiária e minas anticarro, sistema de Consciência Situacional, torre automática com canhão 30mm, utilização de visão noturna e reparo automatizado para metralhadora .50 ou 7,62 mm.

A guarnição que irá conduzir a viatura já está recebendo o treinamento adequado por engenheiros militares do exército e da fabricante. As atividades são realizadas na brigada 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado de Amambai.

4 bcm.94 bcm.114 bcm.124 bcm.104 bcm.74 bcm.64 bcm.54 bcm.44 bcm.3

FONTE & FOTOS : Dourado News / Joandra Alves

Fonte | Fotos: operacional