News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Tuesday, 16 de April de 2024
Home » Exército » Batalhão de infantaria realiza exercício de operação aeromóvel

Batalhão de infantaria realiza exercício de operação aeromóvel

Exército

Com a finalidade de adestrar a tropa integrante da Força Planalto, o 22º Batalhão de Infantaria realizou um exercício de Operação Aeromóvel, nos dias 19 e 20 de outubro. O treinamento simulou a necessidade do cumprimento da missão de recuperar, com rapidez e surpresa, uma infraestrutura crítica em posse do inimigo, para garantir a progressão de tropas e a utilização do objetivo conquistado em prol da forças aliadas.

As Operações Aeromóveis são realizadas por forças de helicópteros ou forças-tarefas aeromóveis, visando à execução de operações de combate, de apoio de combate e de apoio logístico, em benefício de determinado elemento da Força Terrestre. Esse tipo de ação é utilizado principalmente quando a situação exige surpresa, flexibilidade, oportunidade e velocidade para vencer rapidamente grandes distâncias e ultrapassar obstáculos no terreno, como é o caso do Rio Tocantins.

O exercício de incursão aeromóvel, denominado Guará Aéreo, ocorreu nas imediações do Aeródromo da Associação Tocantinense de Aviação, na localidade de Luzimangues, distrito de Porto Nacional (TO), a cerca de 12 Km do Lago de Palmas. Tropas operacionais foram transportadas do 22º Batalhão de Infantaria até as proximidades do objetivo por meio de aeronaves HA-1 Fennec e HM-4 Jaguar, envolvendo cerca de 300 militares, que obtiveram êxito na conquista e consolidação dos objetivos propostos.

Fonte | Fotos: 22º Batalhão de Infantaria