News

Segundo Condor Day leva experiência não letal a Canoas (RS)

Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos

FAB realiza corrida de conscientização do Autismo e da Síndrome de Down

Instituto Tecnológico de Aeronáutica promove Fórum de Educação em Engenharia com foco no futuro

Comando Logístico apoia prontidão da Força na Amazônia

DATEN investe no setor de segurança e defesa

FAB celebra o Dia da Aviação de Caça

Thursday, 02 de May de 2024
Home » Exército » Centro de Operações do Exército coordena segurança do evento

Centro de Operações do Exército coordena segurança do evento

Exército
Por

21_MHG_RIO_2103_operacoes

A Sala do Centro de Operações do Exército concentrou todo o monitoramento da cerimônia, que contou com mais de 4 mil agentes das Forças Armadas, das polícias Federal, Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Departamento de Trânsito do DF. O esquema de segurança da cerimônia de posse presidencial é coordenado pelo Centro de Operações do Exército Brasileiro, que funciona no Setor Militar Urbano de Brasília, a cerca de 12 quilômetros da Esplanada.

Segundo o chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Planalto, coronel Carlos Henrique Guedes, a ação começou a ser planejada há três meses e a sala passou a operar no dia 27 de dezembro. “O nosso objetivo é dar toda a segurança para a posse. As câmeras instaladas nos ministérios e as que estão nas motos e helicópteros seguem todo o comboio presidencial. Qualquer distúrbio percebido é logo relatado para as equipes que estão na Esplanada dos Ministérios e que saberão agir de acordo com o caso”, disse Guedes

seg

A sala concentra o monitoramento da segurança de toda a cerimônia, que conta com mais de 4 mil agentes das Forças Armadas, das polícias Federal, Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros e do Departamento de Trânsito do Distrito Federal. O centro de controle recebe imagens de 64 câmeras de vigilância, espalhadas pela Esplanada dos Ministérios, no alto dos prédios e em pontos considerados estratégicos pelos militares.

“Tudo foi pensado estrategicamente para dar segurança à presidenta e à população que assiste à posse. Nada que ocorrer na Esplanada dos Ministérios escapa das câmeras, dos militares que estão lá e dos agentes à paisana”, afirmou Guedes. A Esplanada dos Ministérios, em Brasília, está fechada para o trânsito desde ontem (31) devido ao evento. Nesta quinta-feira (1º), a circulação de carros está vetada nas duas avenidas principais que concentram os prédios do governo.

seguranca

Fonte: Agência Brasil

Fonte | Fotos: operacional