News

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Exército instala Hospital de Campanha para apoio de saúde à população no Rio Grande do Sul

Sunday, 19 de May de 2024
Home » Exército » Centro Tecnológico do Exército faz demonstrações do Rádio Definido por Software de Defesa

Centro Tecnológico do Exército faz demonstrações do Rádio Definido por Software de Defesa

Exército

No dia 26 de março, o General de Brigada Paulo Sérgio Reis Filho, Comandante do Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército, visitou a 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada, em Campinas, onde teve a oportunidade de conhecer o protótipo veicular do Projeto Rádio Definido por Software de Defesa (RDS DEFESA). O projeto foi apresentado pela equipe de engenheiros militares do Centro Tecnológico do Exército. 

Na demonstração do RDS DEFESA, foram utilizados dois rádios veiculares: um instalado em uma viatura Guarani e outro em uma sala de monitoramento. Durante o deslocamento do blindado Guarani, foi possível receber o geoposicionamento do veículo e trocar mensagens de texto por meio do software Gerenciador de Campo de Batalha (GCB), desenvolvido pelo Centro de Desenvolvimento de Sistemas  do Exército. Além disso, foram realizadas transmissões de vídeo em tempo real com a viatura em deslocamento.

Também no escopo do projeto RDS DEFESA, o Centro Tecnológico do Exército recebeu a visita do Subchefe de Comando e Controle do Ministério da Defesa. General de Brigada Rodolfo Roque Salguero de La Vega Filho, no dia 27 de março. Além da integração com o software GCB e a transmissão simultânea de voz, foi demonstrado o RDS DEFESA em uma rede de interoperabilidade entre as Forças, utilizando o sistema Multi Data Link Processor (MDLP), desenvolvido pelo Centro de Análises de Sistemas Navais. Esse sistema torna possível integrar a comunicação por rádio entre Marinha, o Exército e a Força Aérea.

Essas demonstrações atestam a capacidade de emprego do RDS DEFESA em operações militares modernas. A flexibilidade do protótipo veicular favorece tanto o seu uso em Sistema de Comando e Controle, quanto em redes integradas de comunicação entre as Forças Armadas.

Projeto Rádio Definido por Software de Defesa
RDS DEFESA é um projeto do Ministério da Defesa, desenvolvido pelo Centro Tecnológico do Exército, que visa contribuir para a interoperabilidade entre as Forças Armadas brasileiras, por meio do emprego de uma família de rádios multibanda (HF, VHF e UHF), a fim de otimizar o Comando e Controle das Forças e fortalecer a Base Industrial de Defesa. 

Fonte | Fotos: Centro Tecnológico do Exército (CTEx)