News

Segundo Condor Day leva experiência não letal a Canoas (RS)

Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos

FAB realiza corrida de conscientização do Autismo e da Síndrome de Down

Instituto Tecnológico de Aeronáutica promove Fórum de Educação em Engenharia com foco no futuro

Comando Logístico apoia prontidão da Força na Amazônia

DATEN investe no setor de segurança e defesa

FAB celebra o Dia da Aviação de Caça

Thursday, 02 de May de 2024
Home » Exército » Comando Militar do Nordeste tem novo Comandante

Comando Militar do Nordeste tem novo Comandante

Exército
Por

CMN

Após pouco mais de três anos sob a chefia do general Odilson Sampaio Benzi, o Comando Militar do Nordeste (CMNE) está sob nova direção. A responsabilidade por comandar os 23 mil militares da região agora está a cargo do general João Carlos de Jesus Corrêa.

A solenidade de substituição do comando do CMNE aconteceu na noite desta quarta-feira (4), em Recife (PE), e foi presidida pelo ministro da Defesa, Celso Amorim. O evento também teve presença do comandante do Exército, general Enzo Martins Peri.

A cerimônia teve início com a entrada da tropa no pátio do CMNE, ao som da canção “Fibra de herói”. Em seguida, os presentes entoaram o Hino Nacional. Após os discursos, foi a vez dos soldados desfilarem, encerrando a formatura.

Na ocasião, o ex-comandante agradeceu aos “valorosos militares cientes da importância que têm junto à população nordestina”. O general Benzi também cumprimentou os integrantes das “Forças coirmãs” – Marinha e Aeronáutica –, que atuaram com ele nas operações pelo Nordeste brasileiro.  “Juntos somos maiores”, ressaltou.

Depois de 48 anos de dedicação ao Exército, Odilson Sampaio Benzi vai para a reserva e comporá o colegiado de ministros do Superior Tribunal Militar (STM), em Brasília (DF). À frente do CMNE, o general desempenhou as operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) batizadas de Bahia I e II, Maranhão, Ceará e Ilhéus, entre outras ações.

O Comando

Entre as atividades que o CMNE desempenha está a Operação Pipa, que distribui água potável às populações vitimadas pela seca da região. Também atua em ações subsidiárias de apoio às áreas afetadas por enchentes, constantes na localidade.

O Comando Militar do Nordeste passa por processo de reestruturação. Recentemente foram recebidas mais de 2 mil viaturas operacionais, como ônibus-choque, e demais equipamentos.

Fonte | Fotos: ministeriodadefesa