News

Segundo Condor Day leva experiência não letal a Canoas (RS)

Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos

FAB realiza corrida de conscientização do Autismo e da Síndrome de Down

Instituto Tecnológico de Aeronáutica promove Fórum de Educação em Engenharia com foco no futuro

Comando Logístico apoia prontidão da Força na Amazônia

DATEN investe no setor de segurança e defesa

FAB celebra o Dia da Aviação de Caça

Friday, 03 de May de 2024
Home » Exército » Criação do cargo de Adjunto de Comando

Criação do cargo de Adjunto de Comando

Exército
Por

sgt.2

A história do sargento tem sua origem ainda no Exército Português. Naquela época, o sargento tornava-se merecedor da graduação após ter se destacado em combate. No Brasil colonial, durante as Batalhas dos Guararapes, berço da nacionalidade e do Exército Brasileiro, sargentos se destacaram, principalmente, pela liderança militar demonstrada durante aquelas históricas ações de combate.

Já em uma época mais recente, podemos citar o sargento Max Wolff Filho que, dentre os muitos heróis da Força Expedicionária Brasileira tombados durante a 2ª Guerra Mundial, é reconhecido em todo o Exército por seus destacados atributos, evidenciados pela liderança expressiva no cumprimento das missões no campo de batalha.

patrulha_sgt_max_wolff

A história do Exército Brasileiro apresenta vários exemplos de valorosos sargentos que se empenharam no cumprimento da nobre missão de defender a Pátria, firmando a máxima de ser o sargento o elo fundamental entre o Comando e a Tropa. A criação do cargo de Adjunto de Comando tem, entre outros, o objetivo de distinguir o subtenente ou o primeiro sargento que apresente destacada liderança, reconhecida competência profissional e ilibada conduta pessoal, valorizando assim a carreira do graduado.

O Adjunto de Comando terá como atribuições: ser divulgador da Ética e dos Valores Militares, ser fortalecedor dos padrões do Comportamento Militar, ser o facilitador da comunicação entre o Comando e as praças, ser divulgador da missão e da visão da Unidade e dos conceitos do Comando, assessorar o Comando em assuntos disciplinares, de instrução, do bem-estar, incluindo o da Família Militar, e em outros que envolvam as praças.

SGT

Para o bom cumprimento da importante missão de assessorar o Comando em situações relacionadas às praças e em outras concernentes à rotina da Unidade, o Adjunto de Comando utilizará a experiência, o conhecimento, a motivação e a liderança adquiridos ao longo da vida militar e os transmitirá a seus pares e subordinados. Para tanto, deverá se comunicar com clareza e, principalmente, com a sabedoria de bem ouvir.

Será integrante do Estado-Maior Especial e fundamental no estabelecimento de um clima organizacional positivo, promovendo o desenvolvimento da camaradagem, do espírito de corpo e da coesão, encorajando a iniciativa e a participação, tendo sempre como foco o aprimoramento do subordinado como pessoa e como militar.

exercito (2)

Dessa forma, o cargo de Adjunto de Comando não representará uma mera distinção e sim uma missão dentro do processo de transformação do Exército Brasileiro. Esta missão emprestará a seus detentores enorme carga de responsabilidade, que exigirá alto grau de profissionalismo e conhecimento da profissão militar.

Fonte | Fotos: ccomsex