News

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Exército instala Hospital de Campanha para apoio de saúde à população no Rio Grande do Sul

Saturday, 20 de July de 2024
Home » Exército » Exército Brasileiro celebra 10 anos do projeto Guarani

Exército Brasileiro celebra 10 anos do projeto Guarani

Exército
Por

VBTP Guarani (10)

O Projeto Guarani completa 10 anos, e para fazer um balanço desse período e apontar caminhos para o futuro, o Exército realizou, nos dias 13 e 14 de outubro, no Quartel-General (Brasília/DF), o Seminário de Lições Aprendidas do Projeto Guarani. Com a participação dos agentes e especialistas envolvidos na sua implementação, o evento foi uma oportunidade para a construção de um amplo diagnóstico da atual situação do Guarani, como forma de fundamentar as estratégias que deverão ser adotadas a partir de agora.

O Projeto Guarani, cujos objetivos incluem transformar as organizações militares de Infantaria Motorizada em Mecanizada e modernizar as de Cavalaria Mecanizada, é um dos grandes eixos norteadores do processo de Transformação do Exército Brasileiro. A nova família de viaturas blindadas de rodas dá, à Força Terrestre, mais capacidade operacional e dissuasória. São produtos que, além de incentivar o desenvolvimento tecnológico do País e incrementar a indústria nacional de defesa, já atestaram sua qualidade nas Operações Ágata e São Francisco (esta última no Complexo da Maré), na Copa do Mundo e têm emprego garantido nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

[vsw id=”6-q1ntoO0uY” source=”youtube” width=”790″ height=”480″ autoplay=”no”]

Essa qualidade também é assegurada pelo interesse de Forças Armadas de diferentes países em importar unidades do Guarani. O Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, presente na abertura do Seminário, disse que a crise econômica do País, que tem reflexos diretos sobre os Projetos Estratégicos da Instituição, exige que o Exército faça um esforço muito grande para que esse legado não seja perdido.

Nota da Redação: A Revista Operacional, acompanhou a operação do blindado Guarani durante sua operação no Complexo da Maré, pela 6ª Brigada de Infantaria Blindada.

Fonte | Fotos: ccomsex