News

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Exército instala Hospital de Campanha para apoio de saúde à população no Rio Grande do Sul

Thursday, 13 de June de 2024
Home » Exército » Exército Brasileiro irá lançar uma RFP para aquisição de sistemas de armas 105 mm que irão armar os VBR-MR GUARANI 8×8

Exército Brasileiro irá lançar uma RFP para aquisição de sistemas de armas 105 mm que irão armar os VBR-MR GUARANI 8×8

Exército
Por

Iveco-SUPERAV-low-res

O Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro (DCTEx) está finalizando os detalhes do envio de uma RFP (Request for Proposal).

Esta RFP deverá ser para o mês de agosto, a qual remonta-se para a aquisição de sistemas de armas 105 mm e suas torres, que será destinada a equipar o futuro Veículo Blindado de Reconhecimento Médio sobre Rodas (VBR-MR) Guarani 8×8, que está sendo produzido pela empresa Iveco.

BgqI1

Provavelmente um contrato para a compra de um sistema de armas para avaliação, poderá ser assinado ainda este ano entre o DCTEx e uma das quatro empresas que responderam ao pedido de informações (RFI).

As empresas interessadas foram a CMI da Bélgica, a Rheinmetall da Alemanha, a Italiana Oto Melara e a Francesa Nexter.

O documento publicado em maio de 2013, procurou reunir informações junto as empresas que mostraram-se interessadas em fornecer um sistema de armas equipadas com um canhão de calibre 105 milímetros, de alta pressão, com referência aos recursos exigidos pelo padrão da OTAN STANAG 4458, para ser integrado em um protótipo do Veículo Blindado de Reconhecimento Médio sobre Rodas (VBR-MR).

Centauro105_001

A empresa Italiana Oto Melara, tem uma vasta experiência de trabalho e parceria com a Iveco nos projetos como a torre de 105 milímetros L / 52 Hitfact para o veículo 8×8 Centauro e que foi adotado pelo exército italiano.

A Belga CMI Defence /Cockerill tem uma histórico de cooperação industrial de sucesso com o Exército Brasileiro na produção das torres de 90 milímetros Mk3M-A1 para os VBR EE-9 Cascavel, fabricados na década de setenta e oitenta pela Engesa e o Cockerill Mk.4 de 90 milímetros de alta precisão para os tanques M-41UR, modernizado nos anos 80 para o Exército uruguaio. 

vbtp-mr-image04

A empresa Belga, oferece entretanto para os VBR-MR Guarani 8×8, uma torre moderna Cockerill XC-8 105hp projetada para uso em veículos como o da empresa BAE Systems CV-90.

Nexter, entretanto, está começando uma pareceria de projetos e sistemas de artilharia com a  Avibras.

cv90amos

guaranixpatria

Iveco-8x8-580x385

Fonte | Fotos: defensa