Terminou, no dia 25 de setembro, no Centro de Instrução de Operações de Garantia da Lei e da Ordem (CI Op GLO), do 28º Batalhão de Infantaria Leve (28º BIL), o Estágio de Área de Operações Militares em Ambiente Urbano para oficiais e sargentos do Comando Militar do Sudeste (CMSE), após duas semanas de intensas atividades que se iniciavam às sete da manhã e se encerravam às dez da noite. De acordo com o Primeiro-Tenente Luiz Guilherme Gonçalves Auletta instrutor do CI Op GLO, o fato de o Exército Brasileiro estar inserido em contextos que, cada vez mais, demandam a atuação em ambiente urbano, tais como Forças de Paz e Forças de Pacificação, no exterior e no País, houve um aprimoramento na doutrina, e é esse aprimoramento que o CI Op GLO vem passando para militares do CMSE e do Brasil.
“Instruções de tiro, de defesa pessoal, de combate em recinto confinado, de patrulhamento ostensivo, de posto de bloqueio e controle de vias e de noções de Direito integram o programa apresentado aos estagiários”, informou o Ten Auletta. “Esse contexto facilita manter os estagiários motivados, uma vez que eles trabalharam como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos”, acrescentou o militar. “Hoje a maioria das missões militares, quando não começa em ambiente urbano, passa por ele. É com grande motivação que viemos nos preparar e nos capacitar nesse Estágio e seremos multiplicadores do conhecimento adquirido”, comentou o estagiário do CI Op GLO, o Segundo-Tenente Pedro Henrique Prado de Sousa, do 2º Batalhão de Polícia do Exército.
O Estágio de Área de Operações Militares em Ambiente Urbano tem como objetivo atualizar e homogeneizar os conhecimentos e procedimentos técnicos e táticos a serem utilizados por pequenas frações nas operações militares em ambiente urbano. Para isso, ele busca capacitar os estagiários para disseminarem o conhecimento adquirido no âmbito do CMSE e contribuir para a projeção da imagem do Exército. A maioria das instruções foram práticas e exigiram a máxima concentração de todos os envolvidos. Agora o CI Op GLO está se preparando para receber uma nova turma para o Estágio Geral de Garantia da Lei e da Ordem, que terá duração de 30 dias.