News

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Exército instala Hospital de Campanha para apoio de saúde à população no Rio Grande do Sul

Friday, 26 de July de 2024
Home » Exército » General Ajax Porto Pinheiro é nomeado como o novo comandante da MINUSTAH

General Ajax Porto Pinheiro é nomeado como o novo comandante da MINUSTAH

Exército
Por

visita gen ajax 06

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, anunciou nesta segunda-feira (1) o general brasileiro Ajax Porto Pinheiro como comandante das tropas da Missão de Estabilização da ONU no Haiti (MINUSTAH). O general de divisão traz para esta posição mais de 20 anos de experiência militar nacional e internacional. Atualmente ele desempenha a função de vice-chefe do Departamento-geral do Pessoal do Exército brasileiro. Anteriormente, Ajax atuou como diretor de Educação Superior Militar de 2013 a 2015 e comandante da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais entre 2012 e 2013. Ele também comandou a brigada de infantaria entre 2010 e 2012.

Ajax sucederá o general brasileiro José Luiz Jaborandy Junior, que faleceu no último dia 30 de agosto de 2015. O secretário-geral se disse “profundamente triste” com a morte prematura de Jaborandy e reafirmou o seu apreço por sua contribuição ao trabalho das Nações Unidas. Na ONU, o general Ajax comandou o batalhão militar do contingente brasileiro da MINUSTAH e serviu como observador militar da Missão de Observação das Nações Unidas em El Salvador em 1992 e no Grupo de Observação das Nações Unidas na América Central em 1991. O general Ajax também possui mestrado em administração de empresas da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro. Ele nasceu em 1956 e tem três filhos.

Fonte | Fotos: onu