News

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Exército instala Hospital de Campanha para apoio de saúde à população no Rio Grande do Sul

Monday, 17 de June de 2024
Home » Exército » Nova tecnologia aumenta a produtividade e melhora a gestão de obras do Exército

Nova tecnologia aumenta a produtividade e melhora a gestão de obras do Exército

Exército
Por

 

Building Information Modeling (BIM)

A Diretoria de Obras Militares está empregando uma nova tecnologia em seu Sistema Unificado de Obras Militares: a ferramenta Building Information Modeling (BIM).

Com esta ferramenta, é possível controlar todas as fases de uma obra conduzida pela Engenharia do Exército Brasileiro, o que permite o aumento da produtividade e incrementa a gestão de obras na Instituição.

Building Information Modeling (BIM)4

Ainda que pouco difundida no Brasil, a ferramenta BIM traz ganhos significativamente relevantes para a Força, pois pode ser empregada desde a fase inicial de um projeto de Engenharia, passando pelo financiamento da obra, pelo controle da construção, da manutenção e até a demolição do empreendimento.

Building Information Modeling (BIM)3

Uma plataforma integrada com a ferramenta BIM permite exportar, com precisão, os quantitativos de material (cimento, areia, ferro, brita, esquadrias, tubulações) a serem usados em um projeto – uma casa ou um edifício inteiro – e permite especificar, com rapidez, o volume e o espaço ocupado pelo projeto.

Building Information Modeling (BIM)2

Com o emprego desta nova tecnologia, a Diretoria de Obras Militares ampliou, no espaço de aproximadamente oito anos, sua capacidade de coordenação de obras de 80/ano para cerca de 13.000/ano.

Fonte | Fotos: ccomsex