News

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Grupo EDGE, dos Emirados Árabes Unidos, participa pela 1ª vez da LAAD

Thursday, 22 de February de 2024
Home » Exército » O Centro de Instrução de Blindados sediou reunião do Projeto Estratégico VBTP-MR GUARANI

O Centro de Instrução de Blindados sediou reunião do Projeto Estratégico VBTP-MR GUARANI

Exército
Por

CIBlin.6

O Centro de Instrução de Blindados – “General Walter Pires” sediou o dia 4 de setembro, a 2ª Reunião do Projeto Estratégico GUARANI, com representantes de diversos órgãos da Alta Administração do Exército Brasileiro.

A reunião foi conduzida pelo Escritório de Projetos do Exército, com sede em Brasília-DF. Compareceram à atividade, o Comandante da 3ª Divisão de Exército, General-de-Divisão Geraldo Antônio Miotto, que acompanhado do Comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, General-de-Brigada Mauro Sinott Lopes, apresentou as boas vindas da guarnição de Santa Maria.

CIBlin.5

A atividade contou ainda, com a presença do General-de-Divisão Ubiratan de Salles, da Diretoria de Fabricação, do General-de-Divisão Jorge Armando de Almeida Ribeiro, do Departamento de Ciência e Tecnologia, do General-de-Brigada Luciano José Penna, Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sul e de oficiais do Estado-Maior do Exército, do Comando de Operações Terrestres, da Diretoria de Material e da Diretoria de Obras Militares.

O Projeto GUARANI tem por objetivo transformar as Organizações Militares de Infantaria Motorizada em Mecanizada e modernizar as Organizações Militares de Cavalaria Mecanizada. A primeira viatura desenvolvida foi a Viatura Blindada para Transporte de Tropa Média de Rodas Guarani (VBTP-MR Guarani), possibilitando a substituição das viaturas URUTU e CASCAVEL, fabricadas pela ENGESA, que estão em uso há mais de 40 anos.

Guarani (2)

A reunião teve como objetivos principais apresentar a situação atual do projeto  e o planejamento para 2015. O Centro de Instrução de Blindados foi escolhido para sediar o evento, em função da sua abrangente cooperação no desenvolvimento da viatura e na formação de recursos humanos.

FONTE : CIBld

Fonte | Fotos: operacional