News

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Exército instala Hospital de Campanha para apoio de saúde à população no Rio Grande do Sul

Friday, 21 de June de 2024
Home » Exército » Parque Regional de Manutenção/5 faz história recuperando 10.000 Fuzis

Parque Regional de Manutenção/5 faz história recuperando 10.000 Fuzis

Exército
Por

Parque de Manutenção

O Parque Regional de Manutenção/5 completou, no dia 1º de outubro, a marca histórica de manutenção de 3° escalão (fosfatização) em 10.000 unidades do Fuzil 7,62 M964 (FAL). Iniciado em 2008, tal projeto reestruturou a linha de produção de manutenção de fuzis daquela organização militar com a ampliação de oficinas, aquisição de máquinas e equipamentos e rigorosas metas estabelecidas rigorosas de 150 fuzis por mês. A reformulação do processo de produção baseou-se no “Sistema Toyota de Produção”, melhorando as rotinas e procedimentos de trabalho.

Parque de Manutenção.2

A manutenção de terceiro escalão de fuzis 7,62mm envolve basicamente duas oficinas: a de Armamento Leve e a de Tratamento Superficial, além de uma Estação de Tratamento de Efluentes, que trata o resíduo proveniente da fosfatização e consequentemente preserva o meio ambiente, e de um túnel de tiro para a realização do tiro técnico balístico, almejando desta forma, uma manutenção confiável e segura em 100% dos fuzis. Tal projeto, incluído no plano Diretor da OM, estabeleceu como meta fosfatizar todos os fuzis da 5ª Região Militar em sete anos. A Estação de Tratamento de Efluentes é certificada pelo Instituto Ambiental do Paraná.

Parque de Manutenção.3

Fonte | Fotos: ccomsex