News

Segundo Condor Day leva experiência não letal a Canoas (RS)

Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos

FAB realiza corrida de conscientização do Autismo e da Síndrome de Down

Instituto Tecnológico de Aeronáutica promove Fórum de Educação em Engenharia com foco no futuro

Comando Logístico apoia prontidão da Força na Amazônia

DATEN investe no setor de segurança e defesa

FAB celebra o Dia da Aviação de Caça

Wednesday, 08 de May de 2024
Home » Força Aérea » Chegadas e partidas, o EDA se despede e recebe novos integrantes

Chegadas e partidas, o EDA se despede e recebe novos integrantes

Força Aérea
Por

quatro EDA

Despedidas são sempre muito difíceis, principalmente quando acontece em um grupo tão unido como o da Esquadrilha da Fumaça. No final do ano de 2014, chegou a vez do Major Renó, Major Franklin, Sargento Cardoso e Sargento José seguirem outros caminhos em suas vidas profissionais. Em contrapartida, seis novos integrantes deram início às atividades no Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) em 2015, trazendo conhecimentos novos e motivação renovada.

Despedidas

Depois de 30 anos de serviço no EDA, eis o momento da partida do militar que mais tempo trabalhou na Esquadrilha da Fumaça. O 3º Sargento de Serviços Administrativos José Claudinei Gonçalves se dedicou à Esquadrilha por toda a sua carreira militar. Desde 1984, ano em que ele entrou na Fumaça, ele conviveu com 13 comandantes e diversos outros militares chegando e saindo da Esquadrilha durante todo esse período.

SGT José EDA.2

Já o Sargento Básico em Manutenção de Aeronaves Rodrigo Alves Cardoso também se despediu da Fumaça por ter conquistado a aprovação no Curso de Formação de Oficiais. As aulas são ministradas no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Belo Horizonte/MG.

SGT cardoso

Dando alternância à operacionalidade do EDA, dois pilotos também deixam o Esquadrão, após anos de dedicação à unidade. Por seis anos, o Major Franklin fez apresentações com a aeronave T-27 Tucano e participou do processo de implantação do avião A-29 Super Tucano. Ele ingressou na Esquadrilha voando na posição de Ala Direita (#2) e finalizou o seu tempo no EDA como Isolado (#7).

Maj Franklin

Já o Major Renó, que voou no Esquadrão por cinco anos, também viveu o momento primoroso do Tucano em seus últimos voos e a transição das aeronaves, sempre voando na posição Ferrolho (#4), incrementando com sua experiência esse delicado processo de implantação da nova aeronave.

Maj Renó

Chegadas

Extremamente motivados com o novo desafio, seis militares chegaram ao EDA neste ano para compor a equipe. Os pilotos Capitão Cléryson Wander Teixeira e Tenente Lucas Pacheco Yoshida já foram designados para suas posições de voo. O Capitão Wander irá voar como Ala Direita (#2), e o Tenente Yoshida, Ala Esquerda (#3).

seis novos EDA

Além deles, militares das mais variadas áreas também trazem “sangue novo” ao Esquadrão. São eles: 2º Tenente Publicitário Eduardo Marques de Souza Santos, Sargento Especialista em Foto-inteligência Marco Antônio Nascimento Ribeiro, Sargento Especialista em Manutenção de Aeronaves Tiago Kelmer de Souza e o Sargento Especialista em Material Bélico Tiago Martins da Silva.

FONTE : EDA

Fonte | Fotos: operacional