News

Segundo Condor Day leva experiência não letal a Canoas (RS)

Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos

FAB realiza corrida de conscientização do Autismo e da Síndrome de Down

Instituto Tecnológico de Aeronáutica promove Fórum de Educação em Engenharia com foco no futuro

Comando Logístico apoia prontidão da Força na Amazônia

DATEN investe no setor de segurança e defesa

FAB celebra o Dia da Aviação de Caça

Thursday, 02 de May de 2024
Home » Força Aérea » Esquadrão Adelphi celebra 40 mil horas de voo em caças A-1

Esquadrão Adelphi celebra 40 mil horas de voo em caças A-1

Força Aérea
Por

Adelphi

O Esquadrão Adelphi comemorou na última sexta-feira (28/11) seu aniversário de 26 anos e a marca de 40 mil horas de voo em caças A-1, fabricados no Brasil pela Embraer.

A solenidade teve homenagens aos militares com elevado desempenho operacional, como os que pilotos que completaram as marcas de 1.000 horas e 500 horas de voo na aviação de caça. Também houve entrega de prêmios aos pilotos que concluíram o curso da aeronave A-1 e ao piloto mais eficiente do ano.

Adelphi.6

A solenidade realizada na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), no Rio de Janeiro, foi presidida pelo Chefe de Estado Maior do Comando Geral De Operações Aéreas (COMGAR) e Chefe de Logística do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa, Tenente-Brigadeiro do Ar Antônio Carlos Moretti Bermudez, que comandou o Esquadrão Adelphi no período de 1999 a 2001.

Adelphi.3

Houve também a entrega do diploma e distintivo de Destaque Operacional de platina, ouro e prata; do distintivo Operacional por tempo de serviço em unidades de Caça; distintivo Operacional de Líder de Esquadrão da Aviação de Caça; e o prêmio de Graduado e Praça padrão do Esquadrão Adelphi.

Foi feita ainda uma homenagem ao Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, e a entrega do título de Adelphi Honorário ao Comandante da BASC, Coronel Aviador Luiz Cláudio Macedo Santos, e à Assessora da Associação Brasileira de Pilotos de Caça (ABRA-PC), Ana Paula Aguiar de Farias.

Adelphi.4

No dia anterior, foi realizado o XXVI Raduno dos Adelphis, com a participação de Oficiais e Graduados do Esquadrão, ex-comandantes e convidados. O evento contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito e de membros do Alto Comando da Aeronáutica.

Frota modernizada

O Esquadrão Adelphi foi a primeira unidade da FAB a ser equipada com aviões de caça concebidos com a participação da indústria nacional, fato concretizado com o recebimento do primeiro A-1 de série, em 17 de outubro de 1989.

Adelphi.5

A história do Esquadrão começou antes, em 4 de fevereiro de 1988, quando foi criado o núcleo para implantação da aeronave A-1 na BASC com a missão de preparar um grupo inicial de militares para o emprego e manutenção da aeronave, bem como acompanhar as obras das instalações do esquadrão. Em 7 de novembro do mesmo ano, o Esquadrão foi ativado no lugar do núcleo.

Adelphi.2

Atualmente, as aeronaves A-1 do Esquadrão passam por um processo de modernização. A primeira foi recebida em 3 de setembro de 2013 e já há três unidades em operação, designadas A-1M.

Adelphi.7

Fonte | Fotos: cecomsaer