News

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Exército instala Hospital de Campanha para apoio de saúde à população no Rio Grande do Sul

Saturday, 27 de July de 2024
Home » Força Aérea » Esquadrão Falcão realiza instrução de infiltração em combate para Militares da MB e do EB

Esquadrão Falcão realiza instrução de infiltração em combate para Militares da MB e do EB

Força Aérea
Por

Esquadrão Falcão.3

O Esquadrão Falcão (1º/8°GAV), sediado em Belém (PA), realizou instruções entre os dias 06 e 08 de abril para 30 militares da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro sobre técnicas de infiltração de tropa em cenários de combate.

Esquadrão Falcão.7

O exercício, ocorreu na Base Aérea de Belém (BABE) e integrou o Curso Expedito de Operações Ribeirinhas, conduzido pelo Grupamento de Fuzileiros Navais da cidade.

Esquadrão Falcão.4

Os instrutores da equipe de resgate do Esquadrão Falcão capacitaram os alunos em técnicas de Rapel e Fast Rope no helicóptero H-36 Caracal. Os ensinamentos são sobre infiltração de tropa por meio de cordas onde não há local para pouso.

Esquadrão Falcão.5

“O Rapel costuma ser realizado quando não há a disponibilidade de guincho, e a descida é controlada com o auxílio de equipamentos que ficam presos ao corpo do combatente. Já o Fast Rope é executado quando existe a necessidade de infiltrar os combatentes no menor tempo possível de exposição do helicóptero, em que os militares descem pela corda utilizando apenas braços e pernas”, explica o Tenente Leir de Oliveira Gomes, piloto e homem de resgate do Falcão.

Esquadrão Falcão.2

O curso

Durante 45 dias, os militares recebem instruções para operações especiais em regiões fluviais na Amazônia Oriental. Segundo o coordenador, Capitão Tenente Fuzileiro Naval Luciano Ferreira dos Santos, na fase técnica, os exercícios com o helicóptero da Força Aérea Brasileira complementam as instruções de operações aéreas e métodos de infiltração.

Esquadrão Falcão.6

“É o início da semana de planejamento e missões, em que os alunos colocam em prática os conhecimentos técnicos adquiridos nas semanas anteriores”, ressalta.

Esquadrão Falcão

Fonte | Fotos: cecomsaer