News

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Exército instala Hospital de Campanha para apoio de saúde à população no Rio Grande do Sul

Sunday, 16 de June de 2024
Home » Força Aérea » Esquadrilha da Fumaça completou 63 anos

Esquadrilha da Fumaça completou 63 anos

Força Aérea
Por

63 anos EDA.5

Há 63 anos, a Esquadrilha da Fumaça realizava sua primeira demonstração aérea, liderada pelo Capitão Aviador Mário Sobrinho Domenech. O momento histórico aconteceu na Escola de Aeronáutica no Rio de Janeiro, durante uma solenidade militar que contava com a presença de diversas delegações estrangeiras que visitavam a unidade na época.

63 anos EDA.9

Depois de atingir quase quatro mil apresentações aéreas e visitar mais de vinte países, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) continua sendo uma das instituições que mais representa a imagem institucional da Força Aérea Brasileira em âmbitos nacional e internacional, sempre incentivando o sentimento de patriotismo e estimulando a mentalidade e a vocação aeronáuticas em seu público.

63 anos EDA.1

Reunidos em torno da aeronave A-29 Super Tucano e sobre a bolacha da Esquadrilha pintada no chão do hangar, a equipe participou, na manhã do dia 14 de maio, da “Benção das Aeronaves”.

O Chefe do Serviço de Assistência Religiosa da Academia da Força Aérea, Tenente-Coronel Capelão Paulo de Anchieta Lopes, conduziu o culto ecumênico e abençoou a aeronave, símbolo do trabalho de toda a equipe. Para ele, “o momento da benção é uma manifestação de fé, um desejo de os militares construírem a história do Esquadrão com a proteção divina, de acordo com a crença de cada um”.

63 anos EDA

Aeronaves históricas

Após o culto, o Comandante do EDA, o Tenente-Coronel Marcelo Gobett Cardoso, inaugurou as aeronaves históricas no hangar do Esquadrão, elementos que completam o Salão Histórico já existente. “Com a inauguração, nós homenageamos todos os integrantes que ajudaram a construir a história da Esquadrilha da Fumaça. Aqui no hangar, temos a representação de todas as gerações que merecem ser lembradas pela dedicação abnegada ao Esquadrão por mais de três décadas de história. Parabéns Fumaça!”.

63 anos EDA.2

*Outras informações com a Seção de Comunicação Social da Esquadrilha da Fumaça pelo telefone: (19) 3565-7236.

63 anos EDA.363 anos EDA.463 anos EDA.663 anos EDA.763 anos EDA.8

Fonte | Fotos: operacional