News

Em celebração do dia do Soldado em Brasília, empresários gaúchos são agraciados com a Medalha Exército Brasileiro

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Friday, 08 de November de 2024
Home » Força Aérea » Esquadrilha da Fumaça faz demonstração aérea neste domingo no RJ

Esquadrilha da Fumaça faz demonstração aérea neste domingo no RJ

Força Aérea
Por

_MG_9522

Amantes da aviação já podem esperar as acrobacias da Esquadrilha da Fumaça no Rio de Janeiro. A demonstração aérea irá acontecer às 16 horas, de 18 de outubro, no Domingo Aéreo do Museu Aeroespacial (MUSAL). É a primeira apresentação na cidade com a nova aeronave A-29 Super Tucano.

Desde julho de 2015, a Esquadrilha da Fumaça retomou sua agenda de demonstrações aéreas, após dois anos de implantação operacional e logística. O Super Tucano é a quinta aeronave adotada na história da instituição. O avião de fabricação nacional já era empregado pela Força Aérea Brasileira (FAB) cumprindo missões de defesa aérea, treinamento avançado, ataque leve, escolta, patrulha aérea de combate e formação de líderes da aviação de caça.

Ao serem adotadas pelo EDA, as aeronaves ganharam pintura com as cores vibrantes da Bandeira do Brasil, incentivando o sentimento de patriotismo e a admiração dos espectadores pela equipe brasileira em todo o mundo. Nesses 63 anos de história, a Esquadrilha se concretizou como um instrumento de comunicação social da FAB, com manobras arrojadas e algumas exclusivas que a fazem diferenciar das demais esquadrilhas do mundo, como o voo invertido em formação, sua especialidade.

Outras atrações

A expectativa da organização é que o Domingo Aéreo do Musal reúna 30 mil pessoas. O evento vai contar com demonstração de paraquedistas, sobrevoos de aeronaves, salvamento e resgate com helicópteros, aeromodelos e o acionamento do motor do caça P-47 Thunderbolt, operado pelo Brasil na Segunda Guerra Mundial. Além de apresentação musical, parquinho e sorteio de brindes.

“A aviação será abordada por um viés cultural com o objetivo de preservarmos o legado de Santos Dumont, Pai da Aviação, com muito entretenimento para as famílias, projetando os trabalhos realizados pela Força Aérea”, ressalta o Coronel Denar de Carvalho Soares.

A entrada é gratuita na sua área externa. Para visitar o museu (MUSAL), o ingresso custa R$ 5,00. Os portões estarão abertos a partir das 9h30. Com um acervo de cem aeronaves, de modelos históricos a caças a jato, o MUSAL está localizado na Avenida Marechal Fontenelle 2000, Campo dos Afonsos Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro.

Nota da Redação: Hoje no exato momento em que a aeronave 5965 #7, comandada pelo Major Aviador Garcia se encontrava no Musal para conferir os últimos detalhes para a apresentação de domingo, tivemos a sorte de nosso editor web estar presente no mesmo local acertando a presença da Operacional no evento de domingo. Fica o registro da aeronave se preparando para o retorno a pirassununga.

Fonte | Fotos: cecomsaer