News

Segundo Condor Day leva experiência não letal a Canoas (RS)

Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos

FAB realiza corrida de conscientização do Autismo e da Síndrome de Down

Instituto Tecnológico de Aeronáutica promove Fórum de Educação em Engenharia com foco no futuro

Comando Logístico apoia prontidão da Força na Amazônia

DATEN investe no setor de segurança e defesa

FAB celebra o Dia da Aviação de Caça

Sunday, 05 de May de 2024
Home » Força Aérea » Exercício Carranca IV : Plano de Operações é desenvolvido pelos Subcentros de Salvamento

Exercício Carranca IV : Plano de Operações é desenvolvido pelos Subcentros de Salvamento

Força Aérea
Por

Carranca

Durante essa terça-feira (03/03) as equipes do Subcentro de Salvamento de São José (RSC-SJ) e Subcentro de Salvamento Conjunto de Florianópolis (RSC-FL), ativados na BAFL, passaram por uma avaliação operacional durante a criação dos seus respectivos Plano de Operações. Esse é um dos objetivos propostos para o Exercício.

Esses dois Subcentros constituídos são formados por profissionais dos cinco ARCC (Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico):  Amazônico (AZ), Atlântico (AO), de Recife (RE), de Brasília (BS) e de Curitiba (CW), cada um com a seguinte participação: 2 Coordenadores de Missão SAR (SMC), 2 Controlador de ARCC e 2 Operador de Estação de Telecomunicações de ARCC.

Todas as ações das equipes serão mensuradas, seguindo o que rege o Plano de Operações adotado por cada um dos Subcentros. O nível de conhecimento teórico e operacional, assim como aplicação da doutrina e dos procedimentos e técnicas empregadas nas operações de busca e salvamento são os tópicos medidos pela equipe de avaliação. Ou seja, todos os procedimentos aplicados no Exercício devem seguir as orientações do Plano de Operações proposto, levando em conta a missão que lhe é atribuída.

SAR Carranca

O que é o Plano de Operações?

É o material guia do órgão operacional SAR, onde deve constar toda e qualquer informação necessária para a eficiência da operação SAR. É a padronização do desempenho do efetivo operacional de um Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico e que está diretamente relacionado ao cumprimento das normas e procedimentos publicados pelo DECEA.

O foco geral da avaliação é averiguar o nível e a aplicação do conhecimento operacional (teórico e prático) da equipe e a integração dos seus componentes. Convém ressaltar, que cada Subcentro tem suas particularidades, um ligado aos incidentes no mar (RSC-FL) e outro na terra (RSC-SJ).

Carranca SAR.2

Por isso, o Plano de Operações deverá especificar os procedimentos a serem cumpridos não só nas situações previsíveis, mas também naquelas vinculadas à degradação dos recursos operacionais e técnicos, visando promover a manutenção da eficiência e da pronta resposta a um incidente.

Assim, os Subcentros devem integrar o seu Plano de Operações com as suas particularidades, estabelecendo protocolos referentes à sua área de atuação. A análise do desempenho de todos os envolvidos vai servir de base para aperfeiçoar o Serviço de Busca e Salvamento Aeronáutico Brasileira, vai alinhar os padrões e éticas estabelecidas pelas normas vigentes na fase de Lições Aprendidas.

FONTE : www.carranca.aer.mil.br

 

 

Fonte | Fotos: operacional